How are we searching? Methodological aspects of studies at the interface between education and technologies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e102041

Keywords:

science education, educational technology, reviews of the literature, educational research, research methodology

Abstract

This article presents an analysis of methodological approaches in scientific publications that explore the intersection between science education and technologies. An integrative literature review methodology was employed, encompassing a selection of five databases (ERIC, SciELO, Web of Science, Redalyc, and Scopus). The time frame encompassed the period from 2011 to 2021. The analyzed corpus consisted of 324 articles. The findings reveal a prevalence of qualitative investigations. The methodological preferences of the majority of the scrutinized studies position them within the ambit of research rooted in the Human and Social Sciences, suggesting an understanding that technologies are socio-technical phenomena and inherently cultural and human in nature. The analysis of the corpus also discloses gaps in the precise definition of certain methodological aspects such as categorization, research objectives, and analytical procedures or viewpoints. Most studiesofferclear descriptions of data collections techniques.

Author Biographies

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Professora associada da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Letras, especialista em Língua Portuguesa e mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC). Foca suas pesquisas na interseção entre as áreas de Educação, Linguagens e Tecnologias, especialmente nos seguintes temas: práticas discursivas mediadas por tecnologias digitais; autoria e cidadania na cultura digital; narrativas digitais, currículo e formação docente; educação midiática e educação científica.

Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de Itajubá

Professor titular da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Licenciado em Física, mestre em Educação e doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC). Foca suas pesquisas na interface entre Educação e Tecnologias, principalmente em temas como Inteligência Artificial e Plataformização na Educação.

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá

Professora associada da Universidade Federal de Itajubá e docente colaboradora no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Ensino de Ciências pela UFMG, licenciada em Química (Utramig) e bacharel em Engenharia Química (UFMG). É membro fundadora do Instituto Sua Ciência. Tem interesse na formação inicial e continuada de professores e uso das tecnologias digitais em sala de aula; educação a distância; permanência e evasão nos cursos de licenciatura em física e química. É membro do Grupo de Pesquisa TeCDEC. Participa da Rede de Pesquisa EaD.

Márcia de Souza Luz Freitas, Universidade Federal de Itajubá

Professora da Universidade Federal de Itajubá. É graduada em Letras pelo Centro Universitário Unilavras, mestra em Educação, com ênfase em Ensino Superior, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutora em Letras - Programa de Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Integra os grupos de pesquisa Núcleo OFF e TecDEC. Faz parte do Projeto TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) da USP. Sua experiência na área de Letras tem ênfase em Língua Portuguesa, principalmente em produção textual de gêneros acadêmicos e técnicos, letramento acadêmico, terminologia e lexicologia, morfossintaxe, ensino de língua materna e português língua estrangeira.

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Published

2025-12-03

Issue

Section

Articles