Biologia celular: uma revisão sistemática sobre experiências didáticas no ensino médio

Autores/as

  • Ayane de Souza Paiva Universidade Federal da Bahia
  • Ana Paula Miranda Guimarães Instituto Federal da Bahia
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p201

Resumen

O ensino de biologia celular tem sido objeto de estudos que envolvem aspectos curriculares e didáticos. Considerada um campo abstrato na biologia, a citologia é uma temática trabalhada com dificuldade. Este trabalho objetivou analisar formas de abordagem didática de biologia celular propostas para o Ensino Médio, através de uma revisão sistemática na literatura especializada. Utilizamos como critério de marco temporal inicial a década de 1990, quando se consolidou no Brasil a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, perspectiva educacional que consideramos uma tentativa de superação do ensino fragmentado. A investigação envolveu a análise de trabalhos publicados nas principais revistas de pesquisa em ensino de Ciências no âmbito nacional e em anais de encontros nacionais da área. As análises mostraram que nas abordagens propostas predomina uma ênfase conceitualista e cientificista, não acionando comumente a história da ciência, questões sociais e dilemas éticos no processo formativo.

Biografía del autor/a

Ayane de Souza Paiva, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE, 2010), especialização em Gestão e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas Ipitanga (UNIBAHIA, 2013) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEFHC-UFBA/UEFS). Membro do Grupo Colaborativo de Pesquisa em Ensino de Ciências - GCPEC-UEFS e do Laboratório em Ensino, Filosofia e História da Biologia - LEFHBio-UFBA. Atualmente é professora substituta na Universidade Estadual de Feira de Santana, ministrando disciplinas ligadas a metodologia e prática do ensino de ciências e biologia.

Ana Paula Miranda Guimarães, Instituto Federal da Bahia

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/campus Camaçari. Possui mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS).

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora adjunta do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA), em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA).

 

 

 

Publicado

2018-11-28

Número

Sección

Artigos