Biologia celular: uma revisão sistemática sobre experiências didáticas no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p201Resumo
O ensino de biologia celular tem sido objeto de estudos que envolvem aspectos curriculares e didáticos. Considerada um campo abstrato na biologia, a citologia é uma temática trabalhada com dificuldade. Este trabalho objetivou analisar formas de abordagem didática de biologia celular propostas para o Ensino Médio, através de uma revisão sistemática na literatura especializada. Utilizamos como critério de marco temporal inicial a década de 1990, quando se consolidou no Brasil a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, perspectiva educacional que consideramos uma tentativa de superação do ensino fragmentado. A investigação envolveu a análise de trabalhos publicados nas principais revistas de pesquisa em ensino de Ciências no âmbito nacional e em anais de encontros nacionais da área. As análises mostraram que nas abordagens propostas predomina uma ênfase conceitualista e cientificista, não acionando comumente a história da ciência, questões sociais e dilemas éticos no processo formativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.