Levantamento Sobre a Produção CTS no Brasil no Período de 1980-2008 no Campo de Ensino de Ciências

Autores

  • Teo Bueno de Abreu UFRJ
  • João Paulo Fernandes UFRJ
  • Isabel Martins UFRJ

Resumo

O trabalho que aqui apresentamos se refere a um levantamento, no campo de Ensino de Ciências, da produção científica da linha de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no período de 1980- 2008. Esse levantamento foi realizado nas principais revistas de pesquisa em ensino de ciências no âmbito nacional e internacional e também nas atas de encontros nacionais da área. Buscamos mapear parte da produção brasileira na área e identificar, a partir do referencial da Análise do Conteúdo as abordagens/conceituações de CTS mais freqüentes e influentes no campo de pesquisa brasileiro e discutir a possibilidade de considerar as características de um pensamento CTS no Brasil. Nossa interpretação dos dados indica que um núcleo de sentidos que chamamos aqui de Pensamento Brasileiro em CTS está em pleno processo de desenvolvimento, já apresentando autores nacionais que se estabelecem como referências para a comunidade, assim como o surgimento de publicações que destacam essas linhas de pesquisa. 

Biografia do Autor

Teo Bueno de Abreu, UFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente cursa o doutorado no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ) no programa Educação em Ciências e Saúde. Desde 2009 é professor assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro fazendo parte do corpo docente da UFRJ/Campus Macaé e ministrando disciplinas do núcleo pedagógico das licenciaturas em Ciências Biológicas e em Química dessa instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, divulgação científica e análise crítica do discurso. 

João Paulo Fernandes, UFRJ

É graduado no curso de licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ . Atualmente é mestrando pela UFRJ, no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) - UFRJ, atuando nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Desempenho de Estudantes, Práticas Educativas, energia, CTS e Materiais de Ensino

Isabel Martins, UFRJ

é Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) da UFRJ e ex-editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -RBPEC(2005-2010). Atualmente é professora adjunta do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, editora da revista eletrônica Ciência em Tela e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências (ABRAPEC). Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre linguagens e educação em ciências, com especial referência para estudos acerca de processos de produção, circulação e recepção discursiva em espaços de educação e divulgação científica. Publicações recentes incluem análises de livros didáticos de ciências, do papel de imagens na educação e comunicação científica, e dos processos de apropriação discursiva de resultados de pesquisa em educação em ciências em contextos educacionais. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos