Levantamento Sobre a Produção CTS no Brasil no Período de 1980-2008 no Campo de Ensino de Ciências
Resumo
O trabalho que aqui apresentamos se refere a um levantamento, no campo de Ensino de Ciências, da produção científica da linha de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no período de 1980- 2008. Esse levantamento foi realizado nas principais revistas de pesquisa em ensino de ciências no âmbito nacional e internacional e também nas atas de encontros nacionais da área. Buscamos mapear parte da produção brasileira na área e identificar, a partir do referencial da Análise do Conteúdo as abordagens/conceituações de CTS mais freqüentes e influentes no campo de pesquisa brasileiro e discutir a possibilidade de considerar as características de um pensamento CTS no Brasil. Nossa interpretação dos dados indica que um núcleo de sentidos que chamamos aqui de Pensamento Brasileiro em CTS está em pleno processo de desenvolvimento, já apresentando autores nacionais que se estabelecem como referências para a comunidade, assim como o surgimento de publicações que destacam essas linhas de pesquisa.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
