Retextualização escrita-fala: o caso da exposição oral acadêmica na graduação em química

Autores/as

  • Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral Universidade Federal da Bahia
  • Flávia Gabriele Sacchi Universidade de São Paulo
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p215

Resumen

A habilidade de elaboração do gênero exposição oral é imprescindível na esfera acadêmica, porém, existem poucas oportunidades para seu aperfeiçoamento nos cursos de química. Neste trabalho temos como objetivo analisar a elaboração de exposições orais baseadas em artigo original de pesquisa (texto-base), por parte de graduandos dessa área. Para tanto, as operações de retextualização colocadas em funcionamento foram investigadas, tendo em vista o oferecimento de subsídios para a reflexão acerca das facilidades e dificuldades na utilização das mesmas. Os resultados apontaram que houve facilidade no uso de seis operações de retextualização, com destaque para as de acréscimo de nova informação e retomada. Já as dificuldades se relacionaram a três operações de retextualização, com destaque para a de construção de opinião própria. Atividades como as descritas neste trabalho são imprescindíveis no ensino superior, pois favorecem o desenvolvimento de habilidades necessárias à elaboração do gênero exposição oral por parte dos estudantes.

Biografía del autor/a

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas, mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo, doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e docente da Universidade Federal da Bahia.

Flávia Gabriele Sacchi, Universidade de São Paulo

Graduada em Química pela Universidade Federal de São Carlos e mestranda em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo

Bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, mestra em Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Química pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. Atua como professora no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo e como diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da mesma Universidade. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e editora da revista Química Nova na Escola.

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Archivos adicionales

Publicado

2020-11-25

Número

Sección

Artigos