Uma proposta de aula virtual para a melhora dos processos de aprendizagem e de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p3Resumo
O trabalho mostra os resultados apontados pelos alunos que concluíram o curso Análise Matemática I da Faculdade de Engenharia da Universidad Nacional de Salta numa sala de aula virtual com a modalidade b-learning, a partir do projeto de pesquisa "A Sala de Aula Virtual e as redes sociais como suportes no processo de aprendizagem do primeiro ano da Faculdade de Engenharia", credenciado perante o Conselho de Pesquisa da Universidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação colaborativa e participativa. A abordagem teórica inclui contribuições da Antropologia, Psicologia e Ciências da Comunicação, que ampliaram a visão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e aprendizagem. A avaliação incluiu as dimensões de análise: competências pessoais no uso das TIC, e o material didático utilizado. A análise e posterior reflexão mostra a Sala de Aula Virtual como opção valida para motivar a aprendizagem dos alunos. A pesquisa-ação colaborativa permite o desenvolvimento profissional de professores.
Referências
COREA, C.; LEWKOWICZ, I. Pedagogía del aburrido. Escuelas destituidas, familias Perplejas. Buenos Aires, Ed. Paidós, 2004.
ELLIOTT, J. La investigación-acción en educación. 4º Edición. Madrid. Ed. Morata. 2000.
HONORABLE CONGRESO DE LA NACIÓN. Ley Nº 26.206. Ley Nacional de Educación. Buenos Aires, Argentina. [Fecha de consulta: 20 jun 2012], Disponible en: http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/verNorma.do?id=123542. 2006.
HUNG, E. S.; SILVEIRA SARTORI, A; VALENCIA COBOS, J.; IRIARTE DIAZ-GRANADO, F. S.; JUSTO MOREIRA, P.; ORDOÑEZ VILLA, M. Factores asociados al uso de las TIC como herramientas de enseñanza y aprendizaje en Brasil y Colombia. Ed. Universidad del Norte. Colombia, 2015.
KOZINETS, R. Netnography: Doing Ethnographic Research Online. Sage Publications. London. ISBN: 1848606451, 2010.
MOSQUERA VILLEGAS, M. A. De la Etnografía antropológica a la Etnografía virtual. Estudio de las relaciones sociales mediadas por Internet. Fermentum. Revista Venezolana de Sociología y Antropología (on line), 18 (Setiembre-Diciembre): [Fecha de consulta: 10 de octubre de 2010]. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=70517572006. ISSN 0798-3069, 2008.
ORNASS V. R.; GRAMAJO M. C. Práctica docente en Matemática del 1er año universitario. Reflexiones docentes y rendimiento académico de sus estudiantes. Verlag/Editorial: Editorial Académica Española, Saarbrücken, Deutschland. ISBN: 978-3-8484-5361-0. 2012.
ORNASS, V. y otros. Impacto del uso de las TIC en el primer año universitario, Revista Electrónica Vivências, v. 13, n. 24, p. 245-257, 2017.
RAGOUT DE LOZANO, S.; CÁRDENAS, M. El desarrollo de destrezas cognitivas básicas: un objetivo a lograr mediante actividades de articulación entre la Universidad y el Nivel Medio, en Chalabe, T. R., Pérez, L. F. y Truninger, E. A., Articulación en la Educación Superior del NOA. Expectativas y Realidades. Universidad Nacional de Salta, Salta, Argentina, 2004.
ROCKWELL, E. La escuela cotidiana. Fondo de Cultura Económica, 1995.
RUIZ LUGO, L. Formación integral: desarrollo intelectual, emocional, social y ético de los estudiantes, Revista Universidad de Sonora (on line) 19 (octubre-diciembre), p. 11-13, 2007 [Fecha de consulta: 20 marzo 2015]. Disponible en http://www.revistauniversidad.uson.mx/revistas/19-19articulo%204.pdf, 2007.
VELAZQUEZ, C. Estrategias pedagógicas con TIC. Recursos didácticos para entornos 1 a 1. Aprender para educar. Ediciones Novedades Educativas, p. 19-20, Buenos Aires. ISBN: 978-987-538-320-3, 2012.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.