PESSOAS QUE FAZEM USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E OS TRATAMENTOS EM COMUNIDADES TERAPÊUTICAS E CAPS AD: UMA REVISÃO DE ESCOPO Individuals Engaging in Psychoactive Substance Use and Treatments in Therapeutic Communities and CAPS AD: A Scoping Review

Conteúdo do artigo principal

Amanda Costa
Marcella de Oliveira
Tanyse Galon
Angelica Martins de Souza Gonçalves
Larissa Campagna Martini Barbosa
Jair Borges Barbosa Neto

Resumo

Este estudo investigou os tratamentos oferecidos em Comunidades Terapêuticas (CTs) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, identificando as discrepâncias e semelhanças nos métodos de tratamento e compreendendo as perspectivas dos usuários dos serviços sobre as experiências de tratamento. M: Trata-se de uma revisão de escopo, que incluiu estudos nacionais publicados entre 1986 e 2021 nas bases de dados Web of Science, Scielo e PubMed. Foram selecionados 14, dentre os 1582 estudos iniciais. Os resultados revelaram algumas semelhanças, como a corroboração para a promoção da abstinência e estigmatização dos usuários. No entanto, também foram destacadas diferenças importantes: o CAPS AD enfatiza tratamentos baseados na liberdade e adota estratégias de redução de danos, enquanto as CTs podem optar por abordagens mais restritivas. Concluiu-se que há um déficit de estudos qualitativos que abordem a saúde mental dos usuários desses serviços, bem como uma escassez de estudos realizados em CTs. A pesquisa destaca a necessidade de futuras pesquisas para compreender de forma abrangente as perspectivas dos usuários sobre esses dois métodos de tratamento.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA COSTA, Amanda Giseli; DE OLIVEIRA, Marcella; GALON, Tanyse; MARTINS DE SOUZA GONÇALVES, Angelica; CAMPAGNA MARTINI BARBOSA, Larissa; BORGES BARBOSA NETO, Jair. PESSOAS QUE FAZEM USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E OS TRATAMENTOS EM COMUNIDADES TERAPÊUTICAS E CAPS AD: UMA REVISÃO DE ESCOPO: Individuals Engaging in Psychoactive Substance Use and Treatments in Therapeutic Communities and CAPS AD: A Scoping Review. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 17, n. 52, p. 100–127, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/98829. Acesso em: 6 dez. 2025.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Amanda Costa, UFSCar

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Central Paulista (2015). Pós graduada em Psicologia Hospitalar pela Uniara (2018). Mestranda pelo Programa de pós graduação em Gestão da Clínica - UFSCar. Atualmente é psicóloga na Prefeitura Municipal de Araraquara. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Clínica.

 

Marcella de Oliveira, PUC - SP

Atua como monitora de oficina terapêutica e cogestora na RAPS de Santo André, editora na Revista Poéticas e Políticas do Corpo e coordenadora da ABRAMD Educação São Paulo.

Doutoranda e mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Técnica Klauss Vianna e bacharela em Comunicação das Artes do Corpo pela mesma universidade.

Tanyse Galon, UFTM

Bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2009). Doutorado Direto em Ciências, na Linha de Pesquisa em Saúde do Trabalhador, Programa Enfermagem Fundamental - EERP/USP (2015). Doutorado Sanduíche no Departamento de Enfermería Comunitária, Medicina Preventiva y Salud Pública e Historia de la Ciencia da Universidad de Alicante - Espanha (2012-2013). Especialização em Enfermagem em Saúde Mental, Álcool e Drogas - UNIARA (2022). Pós-Doutorado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP (2020-2021). Atuou como Enfermeira do Setor de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - HCFMRP/USP (2013-2015) e foi Docente do Departamento de Enfermagem - DEnf da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2015-2017). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar - DEAH da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2017-Atual), Coordenadora do DEAH-UFTM (gestão 2023-2024) e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP-UFTM). Coordena os Projetos de Extensão "MenT-Aberta: Encontros em Saúde Mental e Trabalho" (UFTM) e a Liga Acadêmica de Saúde de Trabalhadoras/es (UFTM). Atua nas seguintes áreas: Saúde Mental Relacionada ao Trabalho, Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Saúde Mental e Fundamentos de Enfermagem.

Angelica Martins de Souza Gonçalves, UFSCar

Pós-Doutora (EERP-USP), Doutora em Ciências (2013), Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (2008) e Bacharel em Enfermagem (2005) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (EERP-USP). Professora Associada do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Enfermagem e membro do Grupo de Pesquisa "Saúde Mental no Contexto da Reforma Psiquiátrica" (2013-atual). Tem experiência na área de Enfermagem Psiquiátrica em ensino, pesquisa e assistência, com ênfase na área de álcool e outras drogas. Foi enfermeira do ambulatório de psiquiatria clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006-2010) e Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (2011-2012).

Larissa Campagna Martini Barbosa, UFSCar

Graduada em terapia ocupacional pela PUCCAMP (2001), com aprimoramento em Saúde Mental pela UNICAMP (2002), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP e título de especialista em Saúde Mental pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (2019). Possui experiência em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, promoção e prevenção em saúde mental, saúde mental do trabalhador e desenvolvimento de tecnologias digitais. Atualmente é Professora Adjunta na área de Saúde Mental do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Clínica (Mestrado profissional).

Jair Borges Barbosa Neto, UFSCar

Possui graduação em Medicina (2002), mestrado (2008) e doutorado (2014) em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor adjunto da área de saúde mental do departamento de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente do Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC) da UFSCar. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: neurociências e neurobiologia do estresse, gestão da clínica, saúde mental na atenção básica e no desenvolvimento de tecnologias digitais em saúde mental.

Referências

REFERÊNCIAS

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