SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL NO BRASIL: INCIDÊNCIAS HISTÓRICAS Children's Mental Health in Brazil: Historical Incidence

Conteúdo do artigo principal

Morena Simonetti
Karla Martins
Vládia Jucá

Resumo

A partir de uma revisão de literatura, este artigo busca analisar os principais marcos históricos no que concerne às práticas em saúde mental voltadas para crianças e adolescentes no Brasil, a partir de quatro períodos demarcados para analisar tais práticas. O primeiro período teve início no começo do século XX, momento em que foi realizada a primeira lei assistencial no âmbito da saúde mental no Brasil. Já o segundo período, iniciou-se na década de 1980, momento histórico caracterizado pelo processo de redemocratização e por importantes avanços no que tange à criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principal marco legal dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. O marco temporal seguinte é demarcado pela constituição da Política Nacional de Saúde Mental e pelo Fórum Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil. O último momento pode ser sinalizado principalmente pela efetivação da nova Política Nacional de Saúde Mental. Destarte, esta pesquisa permite a compreensão detalhada do cenário atual acerca das políticas de saúde mental infantojuvenil no que tange aos seus limites, avanços e retrocessos, a fim de contribuir para o fortalecimento da implementação de uma Política de Saúde Mental Infantojuvenil.

Detalhes do artigo

Como Citar
SIMONETTI GOMES MACIEL, Morena; HOLANDA MARTINS, Karla Patricia; DOS SANTOS JUCÁ, Vládia Jamile. SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL NO BRASIL: INCIDÊNCIAS HISTÓRICAS: Children’s Mental Health in Brazil: Historical Incidence. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 16, n. 49, p. 152–174, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/91541. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Morena Simonetti, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga pela Universidade  Federal  do  Ceará. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal  do Ceará (UFC).

Karla Martins, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga  pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. 

Vládia Jucá, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia com pós-doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

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