Um modelo estilizado da produção de serviços: aplicação empírica a uma amostra de bibliotecas no Rio de Janeiro 2000 – 2007
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p103Resumo
Embora reduzidas em número, as aplicações de modelos originados na área de Operações ao caso de bibliotecas estão registradas na literatura. Este trabalho adota uma visão estilizada em que a produção de serviços é representada como simples transformação de insumos em produtos, sem atentar para a especificidade dos processos produtivos envolvidos. O principal objetivo do trabalho é examinar empiricamente como essa transformação ocorre, focalizando como se comportam os elos entre insumos e produtos ao longo do período de análise. O exame empírico se apóia em dados coletados junto a uma amostra representando mais de 80% do universo das bibliotecas de uma IFES no Rio de Janeiro entre 2000 e 2007. Com auxílio da técnica multivariada da Correlação Canônica foi possível identificar associações significativas entre grupos de insumos e de produtos. Os resultados mostram que esses grupos se interligam a um nível de significância inferior a 5% e que a medida chamada de redundância cruzada quase sempre excedeu 50%, podendo ser considerada uma boa indicação de poder explicativo, uma vez que os dados se referem a cross sections anuais. Dentre os elos insumo-produto identificados como significativos, o efeito quantitativamente dominante reflete a combinação dos três insumos – a saber, pessoal, acervo e espaço – enquanto que a área ocupada aparece de novo, isoladamente, como segunda dimensão significativa.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.