Temáticas em biblioteconomia e ciência da informação no Brasil: enfoque nos periódicos científicos eletrônicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n46p81Palabras clave:
Ciência, Comunicação científica, Periódicos científicos eletrônicosResumen
Destaca os periódicos científicos eletrônicos nacionais de biblioteconomia e ciência da informação com objetivo de identificar as temáticas mais debatidas em ciência da informação, por meio da análise dos artigos publicados de 2003 a 2013, além de detectar os temas dos artigos analisados visando conceber semelhanças e diferenças temáticas no âmbito da interdisciplinaridade, incluindo a identificação dos “vazios”, ou seja, de temas importantes e não contemplados. Incluem-se as revistas de biblioteconomia em virtude de parte dos títulos relevantes atualmente originarem-se de publicações antes dedicadas à biblioteconomia e que, após, concentraram-se em estudos de ciência da informação. Para consecução desta pesquisa de abordagem quali-quantitativa, natureza descritiva e concepção de estudo de caso, recorrem-se à análise documental e análise de conteúdo temática como técnicas de coleta e análise de dados, respectivamente. Verifica-se que o incremento da pesquisa nesse campo acompanha a expansão dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e se expande à medida que encontra nos periódicos eletrônicos, os meios para intensificar a comunicação científica e ratificar relações interdisciplinares. Registram-se 48 categorias temáticas, dentre elas, Gestão apresenta incidência mais elevada (191 artigos) em contraposição às classes Administração; e Meio Ambiente e Sustentabilidade, ambas com apenas sete estudos, cada. Biblioteconomia aparece com o maior número de relações interdisciplinares. Recomenda-se que pesquisadores da área voltem sua atenção a temas em ascensão ainda pouco explorados no âmbito da ciência da informação, a exemplo de Estudos Cognitivos e Comportamentais; e Arquitetura da Informação, haja vista as perspectivas de crescimento e de contribuição ao campo.
Descargas
Citas
ANDRADE, M. E. A.; OLIVEIRA, M. A ciência da informação no Brasil. In: OLIVEIRA, M. (Org.). Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 45-56.
ARAÚJO, A. C.; BUFREM, L. S. Informação para negócios: aspectos da literatura científica nacional em revistas da área de ciência da informação. Ciência da informação, Brasília, v. 37, n. 1, p. 7-17, jan./abr. 2008.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA IFNORMAÇÃO. GT 9: museu, patrimônio e informação. 2015b. Disponível em: <http://gt-ancib.fci.unb.br>. Acesso em: 17 jan. 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1979.
BOMFÁ, C. R.; CASTRO, J. E. Desenvolvimento de revistas científicas em mídia digital: o caso da Revista Produção Online. Ciência da Informação, Brasília, v.33, n.2, p.39-48, maio/ago. 2004.
BUCKLAND, M. K. Information and Information Systems. New York: [s.n.], 1991.
BUFREM, L. S. Revistas científicas: saberes no campo da ciência da informação. In: POBLACION, D. A.; WITTER, G. P.; SILVA, J. F. M. (Org.). Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. Cap. 7, p. 191-214.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Qualis Periódicos. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis>. Acesso em: 3 mar. 2014a.
______. Portal de Periódicos. Buscar Periódico. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br>. Acesso em: 3 mar. 2014b.
CORREIA, A. E. G. C.; ALVARENGA, L.; GARCIA, J. C. R. Produção científica: reflexos da avaliação nos programas de pós-graduação em física. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, ed. esp., p. 231-247, dez. 2012.
FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2007. Série pesquisa. v. 6.
FREIRE, G.; FREIRE, I. Introdução à ciência da informação. João Pessoa: UFPB, 2009.
GONÇALVES, A.; RAMOS, L. M. S. V. C.; CASTRO, R. C. F. Revistas científicas: características, funções e critérios de qualidade. In: POBLACION, D. A.; WITTER, G. P.; SILVA, J. F. M. (Org.). Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. Cap. 6, p. 163-190.
KRZYZANOWSKI, R. F.; FERREIRA, M. C. G. Avaliação de periódicos científicos e técnicos brasileiros. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 165-175, maio/ago. 1998.
LEITE, F. T. Metodologia científica: iniciação à pesquisa científica, métodos e técnicas de pesquisa, metodologia da pesquisa e do trabalho científico (monografias, dissertações, teses e livros). Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2004.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo; Atlas, 2000.
______. Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MIRANDA, A. Estudos avançados em arquivologia, biblioteconomia e ciência da informação. v. 2, 2002. Apresentação da obra. Disponível em: <http://www.antoniomiranda.com.br/ciencia_informacao/apresenta_miranda_georgete.pdf.>. Acesso em: 20 jun. 2014.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.
SILVA, A. K. A.; CORREIA, A. E. G. C.; LIMA, I. F. O conhecimento e as tecnologias da sociedade da informação. Revista Interamericana de Bibliotecología, Medellín, v. 33, n. 1, ene. / jun. 2010.
SILVA, J. L. C. Das concepções disciplinares na ciência da informação e / ou de suas configurações epistemológicas: o desiderato percepcionado da interdisciplinaridade. Investigación Bibliotecológica, México, v. 27, n. 59, p. 67-92, ene. / abr. 2013.
SMIT, J. W. O documento audiovisual ou a proximidade entre as 3 Marias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 26, n. 1/2, p. 81-85, 1993.
TARGINO, M. G. Comunicação científica na sociedade tecnológica: periódicos eletrônicos em discussão. Comunicação e sociedade, v. 3, p. 93-112, 2001.
TARGINO, M. G.; GARCIA, J. C. R. Responsabilidade ética e social na produção de periódicos científicos. Belo Horizonte, Perspectivas em Ciência da informação, v.13, n.1, p.33-54, jan./abr. 2008a.
______. O e editor e a revista científica: entre “o feijão e o sonho”. In: FERREIRA, S. M. S. P.; TARGINO, M. G. (Org.). Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: Editora Senac São Paulo, Cengage Learning, 2008b. p. 41-72.
TRZESNIAK, P. As dimensões da qualidade dos periódicos científicos e sua presença em um instrumento da área de educação. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 346-377, maio/ago. 2006.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Marina Alves de Mendonça
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.