OPAC enquanto dispositivo pedagógico-cultural na formação em música: identificação e análise no contexto das instituições paulistas de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e97955%20Palabras clave:
Catálogo Online de Acesso Público (OPAC), Infoeducação, Formação superior em MúsicaResumen
Objetivo: Frente à importância dos catálogos bibliográficos para a mediação da informação, este trabalho visa a analisar os Catálogos Online de Acesso Público (Online Public Access Catalog - OPAC) das bibliotecas universitárias do estado de São Paulo de IES que oferecem graduação em Música.
Método: Dentre as 28 instituições paulistas consultadas on-line, 10 não possuíam OPAC. Dessa forma, foram analisados 18 catálogos, partindo de metodologia exploratória e qualiquantitativa e tendo como base o conceito de infoeducação, a partir de 12 categorias adaptadas da literatura e elencadas a priori.
Resultado: foi possível observar que as OPACs priorizam a busca, a identificação e o acesso aos registros bibliográficos, funcionando em um modelo de biblioteca emporium, ou seja, preocupado com a difusão da informação. A busca por tipologias documentais é admitida em 77,78% dos catálogos, mas apenas 33,3% permitem recuperar formações instrumentais. Recursos personalizados são mais raros, como salvar histórico de busca (44,44%) e personalizar a pesquisa (11,11%). A integração com mídias sociais é utilizada em 33,3% dos catálogos e recursos semelhantes à Web 2.0, em 66,7%.
Conclusões: elementos mais sofisticados de análise poderiam ter sido utilizados, em especial os referentes aos próprios recursos Web, mas esses estariam fora do contexto dos atuais OPACs, que se mostraram estar aquém dos dispositivos digitais atuais. Acredita-se que os catálogos de acesso público precisam repensar suas ferramentas enquanto ato político de formação da identidade cidadã dos usuários a que servem, atuando como forum, em prol da mediação e da formação do graduando em Música.
Descargas
Citas
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de Ensino. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, n. 241, p. 2-9, 18 dez. 2017. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/12/2017&jornal=515&pagina=9&totalArquivos=208. Acesso em: 17 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro nacional de cursos e instituições de educação superior: cadastro e-MEC. 2023. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 25 abr. 2023.
CUNHA, Murilo Bastos. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, v. 11, n. 6, p. 1-21, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14869?mode=full. Acesso em: 17 out. 2023.
DIAS, Rafael Gonçalves; DIAS, Célia da Consolação. OPAC 2.0: análise das propriedades, serviços e recursos da Web 2.0 Informação & Sociedade: Estudos v. 28, n. 2, p. 21-36, maio/ago 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/38423. Acesso em: 17 out. 2023.
GADOTTI, Moacir. 2005 A questão da educação formal/não-formal. In: INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L’ENFANT (IDE). Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion(Suíça): [s. n.], 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5633199/mod_resource/content/1/eudca%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20formal_formal_Gadotti.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.
HERNANDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO; María del Pilar. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre, RS: AMGH, 2013.
HÜBNER, Marcos L. F. A biblioteca universitária na formação acadêmica: história da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2014. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/674. Acesso em: 04 out. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. OPAC. [S. l.]: 26 dez., 2017, 21h12min. In IBICT Wiki. Disponível em: http://wiki.ibict.br/index.php/OPAC. Acesso em: 04 out. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS E ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Classificação. Publicado em 24/09/2020 às 17h47. Atualizado em 16/09/2021 às 18h06. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/cine-brasil/classificacao. Acesso em: 25 abr. 2023.
OLIVEIRA, Antonio Jose Barbosa de; CRANCHI, Daniela Carvalho. O papel da biblioteca universitária como espaço de afiliação estudantil e o bibliotecário como educador e agente inclusivo. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n.2, p. 35-47, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n2.32654. Acesso em: 17 out. 2023.
PEREIRA, Aline Amarante. A biblioteca universitária contemporânea: um lugar de ensino-aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/c15e9ee8-b590-4bb2-866e-5c6665c55aeb. Acesso em: 25 set. 2023.
PERROTTI, Edmir. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, v. 5, n. 2, p. 04-31, jul./dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p05. Acesso em: 17 out. 2023.
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992. Acesso em: 17 out. 2023.
RIBEIRO, Mariana Ambrósio. Recursos da web 2.0 em sistemas de automação de bibliotecas: aplicabilidades pelo olhar das universidades do Plano Piloto de Brasília. Brasília, 2021. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/28606. Acesso em: 17 out. 2023.
RIOS HILARIO, Ana B.; FUSTER ANTÓN, María. Los catálogos de las bibliotecas de los conservatorios superiores de música: identificación, análisis y evaluación. Cuadernos de Documentación Multimedia. v. 28, n. 1, p. 73-100, 2017. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/reader/4a9348aae160e952447f95f8c4f9983a8e0b1354. Acesso em: 28 mar. 2023.
SANTOS NETO, João Arlindo; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. O conceito de mediação implícita da informação no discurso dos bibliotecários. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais[...] Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. 1. p. 1242-1258. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/186195. Acesso em: 04 out. 2023.
SOUZA, Mariana Tolentino Marques de; SILVA, Márcio Bezerra da. Idealização de um sistema de automação de biblioteca 2.0: sugestões de recursos da web 2.0 que fomentem a participação dos usuários. In CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 29, [s. l.]. Anais[…] São Paulo: Febab, 2022, p. 1-12. Disponível em: https://anaiscbbd.emnuvens.com.br/cbbd2022/article/view/2572/2605. Acesso em: 04 out. 2023.
SUPPLEMENTS to Best Practices for Music Cataloging Using RDA and MARC21. Supplement 1: Guidelines for Describing and Encoding Attributes of Audio Recording Carriers, Version 1.8. 31 Dec. 2019. Supplements to Best Practices for Music Cataloging Using RDA and MARC21. Disponível em: https://cmc.wp.musiclibraryassoc.org/wp-content/uploads/sites/5/2020/02/Supp_RDA_Best_Practices1.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Tadeu Moraes Taffarello
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.