Interferômetro de Michelson

Autores

  • Francisco Catelli UCS - Rio Grande do Sul
  • Scheila Vicenzi Colégio E. Apolinário Alves dos Santos - Rio Grande do Sul

Resumo

É descrito o material e os detalhes da montagem de um interferômetro de Michelson de baixo custo. A fonte de luz é um laser de diodo (“laser pointer”), o divisor de feixe consiste em uma lâmina espessa de acrílico ou vidro. Os espelhos de primeira face são improvisados com lentes de óculos de sol, cuja convexidade elimina a utilização da lente expansora. O posicionamento dos “espelhos” é feito com massa de modelar e as vibrações mecânicas são evitadas, montando o sistema sobre uma laje de pedra. Um escurecimento moderado da sala é suficiente, já que as franjas de interferência apresentam bom contraste.

Biografia do Autor

Francisco Catelli, UCS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Educação - Universite Laval (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Catelli, F., & Vicenzi, S. (2004). Interferômetro de Michelson. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 350–358. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10025

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>