Laboratório caseiro: transformando um laser de diodo para experimentos de óptica Física

Autores

  • Francisco Catelli UCS - Rio Grande do Sul
  • Scheila Vicenzi Colégio E. Apolinário Alves dos Santos - Rio Grande do Sul

Resumo

O laser de diodo tipo chaveiro está cada vez mais presente nas experiências realizadas nas aulas de Física. É um instrumento barato e fácil de ser encontrado no mercado, além de se constituir em uma excelente fonte de luz: intensa, colimada e bastante monocromática. Para transformá-lo numa útil ferramenta de laboratório para o ensino de física, dois problemas devem ser resolvidos: a pouca durabilidade das pilhas originais e um dispositivo que mantenha a chave sempre ligada. Neste trabalho esses problemas são resolvidos de maneira simples, eficiente e barata; são também fornecidos exemplos de experimentos diversos na área de óptica física, a qual nos parece menos explorada do ponto de vista experimental.

Biografia do Autor

Francisco Catelli, UCS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Educação - Universite Laval (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Catelli, F., & Vicenzi, S. (2002). Laboratório caseiro: transformando um laser de diodo para experimentos de óptica Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(3), 393–406. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6613

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>