Como localizar o epicentro de um terremoto?

Autores

  • Francisco Catelli Universidade de Caxias do Sul, RS
  • José Arthur Martins Universidade de Caxias do Sul, RS
  • Odilon Giovannini Universidade de Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p529

Resumo

A localização do foco de origem de terremotos envolve conceitos de física interessantes e motivadores, além de não exigir conhecimentos prévios muito elaborados. A resposta à questão “como localizar o epicentro de um terremoto?” é construída a partir de considerações sobre ondas mecânicas longitudinais (ondas “p”) e transversais (ondas “s”) e da diferença no tempo de chegada a uma estação sismológica de cada uma dessas ondas. Uma simulação da técnica de medição de distância ao epicentro por meio de dois carros a pilha movendo-se com velocidades diferentes é apresentada; a necessidade de dados de mais de uma estação para a localização precisa é discutida. Ondas longitudinais e transversais numa barra metálica são exploradas num ambiente de laboratório didático, e técnicas para a medição da velocidade de uma onda longitudinal é apresentada. Conclui-se que não existe “uma” resposta a perguntas como a que é apresentada aqui, e sim respostas em níveis crescentes de complexidade. A decisão sobre qual nível de resposta é satisfatório cabe ao estudante, e decorre em geral do tamanho de sua motivação para o tema.

 

 

Biografia do Autor

Francisco Catelli, Universidade de Caxias do Sul, RS

ossui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Educação - Universite Laval (1995). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução - interdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, divulgação científica, experimentos com material alternativo, laboratório de física e óptica. Faz parte do corpo permanente do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul desde sua criação, em Dezembro de 2007. É coordenador do PPG ECiMa - UCS Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul, desde 2013. Pertence ao corpo de avaliadores do SINAES - MEC, desde 2007. É Coordenador do PPG ECiMa - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. É revisor dos periódicos "Caderno Brasileiro de Ensino de Física", "Revista Brasileira de Ensino de Física", "Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos", RELEA - Revista Latinoamericana de Educação em Astronomia e IENCI - Investigações em Ensino de Ciências.

José Arthur Martins, Universidade de Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, ensino de ciências, museu de ciências, museu interativo . Atualmente curso o Doutorado em de Educação Cientifica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina.

Odilon Giovannini, Universidade de Caxias do Sul, RS

É bacharel em física e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Florida Institute of Technology e na University of North Carolina. Atualmente, é professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atua na área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, desenvolve atividades (oficinas, cursos, etc) em ambientes formais e não formais dedicadas ao ensino, em ações de divulgação e popularização da ciência e coordena o planetário móvel da Universidade de Caxias do Sul. Também tem experiência na área de astronomia, com ênfase em astrofísica estelar e observações astronômicas, em particular no estudo da estrutura e evolução de estrelas anãs brancas e estrelas variáveis. 

Downloads

Publicado

2015-03-17

Como Citar

Catelli, F., Martins, J. A., & Giovannini, O. (2015). Como localizar o epicentro de um terremoto?. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(2), 529–541. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p529

Edição

Seção

Física Geral

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>