Óptica geométrica no café da manhã

Autores

  • Francisco Catelli UCS - Rio Grande do Sul
  • Scheila Vicenzi Colégio E. Apolinário Alves dos Santos - Rio Grande do Sul

Resumo

O ensino é muito mais eficaz quando há descoberta. Ela estimula o aluno, provoca-o e faz com que a aprendizagem se torne menos maçante porque, afinal, é um prazer aprender! É claro que um quadro cheio de teoria e uma lista quilométrica de exercícios nem sempre são muito atraentes, mas foi nesse ambiente que duas colegas acabaram tendo uma surpresa: além de resolver um problema, elas se depararam com uma descoberta intrigante acerca da forma do reflexo da luz em xícaras de café... Este texto é um relato resumido das peripécias das duas estudantes.

Biografia do Autor

Francisco Catelli, UCS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Educação - Universite Laval (1995).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Catelli, F., & Vicenzi, S. (2004). Óptica geométrica no café da manhã. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(3), 392–400. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6426

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>