Óptica geométrica no café da manhã

Francisco Catelli, Scheila Vicenzi

Resumo


O ensino é muito mais eficaz quando há descoberta. Ela estimula o
aluno, provoca-o e faz com que a aprendizagem se torne menos
maçante porque, afinal, é um prazer aprender! É claro que um quadro
cheio de teoria e uma lista quilométrica de exercícios nem sempre são
muito atraentes, mas foi nesse ambiente que duas colegas acabaram
tendo uma surpresa: além de resolver um problema, elas se depararam
com uma descoberta intrigante acerca da forma do reflexo da luz em
xícaras de café... Este texto é um relato resumido das peripécias das
duas estudantes.

Palavras-chave


Ensino de Física; óptica geométrica; cáustica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >