Quebra-se um ímã, faz-se um cientista

Authors

  • Rodrigo Moura
  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro

Abstract

Este artigo propõe uma experiência muito simples de ser realizada em sala de aula, mas de amplos resultados na aprendizagem: a quebra de um pequeno ímã retangular. Desafia-se o estudante a explicar porque aparentemente os fragmentos resultantes de um ímã quebrado não se comportam como esperado.

Author Biography

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

1999-01-01

How to Cite

Moura, R., & Canalle, J. B. G. (1999). Quebra-se um ímã, faz-se um cientista. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(2), 249–253. Retrieved from https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6813

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2