O furo da lata d água

Autores

  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro

Resumo

No artigo de Dornelles Filho (1996), ele mostrou que o alcance máximo de um jato d água que sai perpendicular à parede de uma lata d água, aberta e com nível constante, ocorre para um furo situado à metade da abertura da coluna do líquido, contrariamente ao que consta em muitos livros didáticos de 1o grau. Mostraremos que alguns professores de 1o grau que fazem esta experiência, a partir das sugestões dos livros didáticos de ciências, descobriram um meio empírico de fazer o jato do furo do fundo da lata ir mais longe, tal como descrevem, erradamente, os livros didáticos.

Biografia do Autor

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Canalle, J. B. G. (1999). O furo da lata d água. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(1), 101–104. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6880

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>