Demonstre em aula :duplo cone, quádrupla finalidade

Autores

  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro
  • Rodrigo Moura UERJ - Rio do Janeiro

Resumo

É relativamente comum a existência de um duplo cone de madeira nos laboratórios de Física para desafiar os alunos a explicarem como o dito cujo "sobe misteriosamente" uma rampa. Aqui apresentamos uma forma alternativa muito simples para confeccioná-lo e mostramos que invertendo-se a junção entre os respectivos cones, eles descem a rampa e, neste caso, funcionam também como um io-iô e como um estetoscópio, tendo, portanto, quádrupla finalidade.

Biografia do Autor

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1998-01-01

Como Citar

Canalle, J. B. G., & Moura, R. (1998). Demonstre em aula :duplo cone, quádrupla finalidade. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 15(3), 323–327. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6891

Edição

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