Demonstre em aula :duplo cone, quádrupla finalidade

Authors

  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro
  • Rodrigo Moura UERJ - Rio do Janeiro

Abstract

É relativamente comum a existência de um duplo cone de madeira nos laboratórios de Física para desafiar os alunos a explicarem como o dito cujo "sobe misteriosamente" uma rampa. Aqui apresentamos uma forma alternativa muito simples para confeccioná-lo e mostramos que invertendo-se a junção entre os respectivos cones, eles descem a rampa e, neste caso, funcionam também como um io-iô e como um estetoscópio, tendo, portanto, quádrupla finalidade.

Author Biography

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

1998-01-01

How to Cite

Canalle, J. B. G., & Moura, R. (1998). Demonstre em aula :duplo cone, quádrupla finalidade. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 15(3), 323–327. Retrieved from https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6891

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>