Quebra-se um ímã, faz-se um cientista

Autores/as

  • Rodrigo Moura
  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo propõe uma experiência muito simples de ser realizada em sala de aula, mas de amplos resultados na aprendizagem: a quebra de um pequeno ímã retangular. Desafia-se o estudante a explicar porque aparentemente os fragmentos resultantes de um ímã quebrado não se comportam como esperado.

Biografía del autor/a

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

1999-01-01

Cómo citar

Moura, R., & Canalle, J. B. G. (1999). Quebra-se um ímã, faz-se um cientista. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 16(2), 249–253. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6813

Número

Sección

Artigos

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