Pedagogos e o ensino de Física nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Erika Zimmermann Universidade de Brasília UNB
  • Paula Cristina Queiros Evangelista UNB - Brasília

Resumo

Este artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as idéias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à idéia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo-filmadas, de um jornal reflexivo e de uma autoavaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas idéias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física.

Biografia do Autor

Erika Zimmermann, Universidade de Brasília UNB

graduação em Licenciatura em Física - Universidade Federal de Santa Catarina (1979), graduação em Licencitura Curta Ensino de Ciências - Universidade Federal de Santa Catarina (1979) doutorado em Ensino de Ciências - University of Reading (1997). Professor da Universidade de Brasília. Experiência na área de Educação, em Ensino-Aprendizagem em espaços informais, atuando nos seguintes temas: ensino aprendizagem de física, ensino-aprendizagem de ciências em espaços formais e informais, museus de ciências, filosofia da ciência e o ensino de física e formação de professores de ciências.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paula Cristina Queiros Evangelista, UNB - Brasília

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2005) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-08

Como Citar

Zimmermann, E., & Evangelista, P. C. Q. (2007). Pedagogos e o ensino de Física nas séries iniciais do ensino fundamental. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(2), 261–280. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1092

Edição

Seção

Artigos