Pedagogos e o ensino de Física nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Erika Zimmermann Universidade de Brasília UNB
  • Paula Cristina Queiros Evangelista UNB - Brasília

Resumen

Este artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as idéias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à idéia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo-filmadas, de um jornal reflexivo e de uma autoavaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas idéias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física.

Biografía del autor/a

Erika Zimmermann, Universidade de Brasília UNB

graduação em Licenciatura em Física - Universidade Federal de Santa Catarina (1979), graduação em Licencitura Curta Ensino de Ciências - Universidade Federal de Santa Catarina (1979) doutorado em Ensino de Ciências - University of Reading (1997). Professor da Universidade de Brasília. Experiência na área de Educação, em Ensino-Aprendizagem em espaços informais, atuando nos seguintes temas: ensino aprendizagem de física, ensino-aprendizagem de ciências em espaços formais e informais, museus de ciências, filosofia da ciência e o ensino de física e formação de professores de ciências.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Paula Cristina Queiros Evangelista, UNB - Brasília

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2005) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2007-05-08

Cómo citar

Zimmermann, E., & Evangelista, P. C. Q. (2007). Pedagogos e o ensino de Física nas séries iniciais do ensino fundamental. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(2), 261–280. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1092

Número

Sección

Artigos