Demonstrações em óptica geométrica: uma proposta de montagem para ambientes de educação não formal

Autores/as

  • Osmar Henrique Moura Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Ferdinando Vinicius Domenes Zaparolli Universidade Estadual de Londrina
  • Sérgio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1188

Resumen

Centros de educação não formal, como museus de ciência e tecnologia (MCTs), comumente interessam em demonstrações cativantes em que os visitantes, por si só, interajam livremente no que se espera ser uma forma diferente e divertida de envolver o conhecimento científico. Este trabalho apresenta a montagem de um equipamento automatizado à energia elétrica padrão de 127 V que abrange as demonstrações de óptica geométrica costumeiramente realizadas com um raio de luz incidente em uma lente cilindro-plano-convexa centrada em um círculo trigonométrico giratório. Dessa forma, contribui-se para a elaboração dessa alternativa tipicamente proveitosa para ambientes de educação não formal, bem como para quaisquer interessados nesse tipo de demonstração.

Biografía del autor/a

Osmar Henrique Moura Silva, Universidade Estadual de Londrina

Físico do Laboratório de Instrumentação em  Ensino de Física do Depto de Física da UEL-PR. Doutor em Educação para a Ciência.

Ferdinando Vinicius Domenes Zaparolli, Universidade Estadual de Londrina

Técnico de Nivel Superior de cargo/função Fìsico do Depto de Fìsica

Sérgio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2012-12-14

Cómo citar

Silva, O. H. M., Zaparolli, F. V. D., & Arruda, S. de M. (2012). Demonstrações em óptica geométrica: uma proposta de montagem para ambientes de educação não formal. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(3), 1188–1199. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1188

Número

Sección

Atividades experimentais no ensino de Física