A formação de professores na escola de Física do CERN: uma análise a partir dos focos da aprendizagem do professor pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74782Resumo
Este artigo trata da formação continuada de professores de Física de países lusófonos, no contexto da Escola de Física do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), realizada em parceria com pesquisadores e instituições de Portugal. Nossas principais inspirações teóricas e metodológicas foram os Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador (FAPP) e a Análise de Conteúdo (AC). Embasados em tais pressupostos, nosso objetivo principal foi evidenciar indícios de aprendizagem de um professor brasileiro participante da edição do ano de 2019 desta escola de Física que se propôs a investigar elementos da própria prática no decorrer desta formação continuada, por meio do instrumento denominado Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador (FAPP). Os dados foram obtidos da observação direta e notas de campo e, também, pelo acesso aos materiais disponibilizados durante o curso. Como resultado principal foi possível identificar todas as dimensões da aprendizagem do professor pesquisador dentro do contexto desta escola e concluir que tal sujeito encontrava-se numa posição de tríplice aprendiz – da ciência e tecnologia, da docência e da pesquisa.
Referências
ABREU, P. A Escola de Física em Língua Portuguesa. In: GARCIA, N. M. D. (Org.). Nós professores brasileiros de Física do Ensino Médio estivemos no CERN. São Paulo: Livraria da Física, 2015. p. 37-58.
ARRUDA, S. M. Entre a inércia e a busca: reflexões sobre a formação em serviço de professores de Física do ensino médio. 2001. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2001. Disponível em https://www.teses.usp.br/ teses/disponiveis/48/48133/tde-05032002-132057/publico/TDE.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.
ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; FREGOLENTE, A. Focos da aprendizagem docente. Alexandria, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 25-48, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37734/29158. Acesso em: 10 jun. 2020.
ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; PIZA, C. A. de M.; FELIX, R. A. B. O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 481-498, 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251027945016. Acesso em: 12 out. 2019.
ARRUDA, S. M.; PORTUGAL, K. O.; PASSOS, M. M. Focos da aprendizagem: revisão, desdobramentos e perspectivas futuras. REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, v. 2, n. 1, p. 91-121, 2018. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1298. Acesso em: 18 jan. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BENICIO, M. A.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Um estudo quantitativo das conexões entre a ação docente e a ação discente em aulas de Matemática, Física e Química em um Instituto Federal do Paraná. Contexto & Educação, Ijuí, v. 35, n. 112, p. 456-477, 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9127. Acesso em: 10 jun. 2020.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Tradução: Maria João Alvarez e Sara Bahia dos Santos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CERN. home.cern, 2021. Nossa missão. Disponível em: https://home.cern/about/who-we-are/our-mission. Acesso em: 18 jan. 2021.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
COUTINHO, A. C. L. F.; PAIVA, J. R.; BARRELO JUNIOR, N. Comunicação Visual na Escola de Física do CERN. In: GARCIA, N. M. D. (Org.). Nós professores brasileiros de Física do Ensino Médio estivemos no CERN. São Paulo: Livraria da Física, 2015. p. 303-318.
DA SILVEIRA, H. E. Prefácio. In: GARCIA, N. M. D. (Org.). Nós professores brasileiros de Física do Ensino Médio estivemos no CERN. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GARCIA, N. M. D. Apresentação. In: GARCIA, N. M. D. (Org.). Nós professores brasileiros de Física do Ensino Médio estivemos no CERN. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
ILLERIS, K. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: ILLERIS, K. (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 15-30.
KNEUBIL, F. B. Explorando o CERN na física do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 2401-1-2401-10, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v35n2/21.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2001.
MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem: cognitivismo, humanismo e comportamentalismo. São Paulo: E.P.U., 2011.
PACCA, J. J. A.; VILLANI, A. A formação continuada do professor de Física. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 57-71, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v32n94/0103-4014-ea-32-94-00057.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
PEREIRA, E. M. A. Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa-ação na prática docente. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Org.). Cartografias do Trabalho Docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998.
PINHEIRO, L. S. A câmara de nuvens: uma abordagem integrada entre a Física Clássica e a Física Moderna. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 2, p. 517-528, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n2p517. Acesso em: 18 jan. 2021.
SCHUNK, D. H. Learning theories: an educational perspective. Boston: Pearson Education, 2012.
TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 525-541, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n2/1516-7313-ciedu-21-02-0525.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
VICENTIN, F. R.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, A. M. Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 54-78, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8869. Acesso em: 19 jun. 2020.
WENGER, E. Uma teoria social da aprendizagem. In: ILLERIS, K. (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 246-257.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >