Teacher training at CERN’s School of Physics: an analysis based on the Strands of Learning of the Teacher-Researcher

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74782

Abstract

This article deals with the theme of continuing education for physics teachers, specifically about the so-called CERN School of Physics in 2019, which presents itself as a formative space for Brazilian physics teachers at the European Organization for Nuclear Research (CERN). The Brazilian presence is carried out via a successful partnership with researchers and institutions in Portugal within a training proposal for teachers from Portuguese-speaking countries. In this context, our main theoretical and methodological inspirations for the analysis of this school were: The Strands of Learning of the Teacher Researcher (FAPP) and content analysis. With these assumptions, our main objective was search evidences of learning by a Brazilian participant teacher with the context of FAPP. The data were obtained through direct observation and field notes and through access to the materials made available during the course. As a main result, it was possible to identify practically all dimensions of the learning of the Teacher-Researcher within the context formed by the school and conclude that the teacher researcher is a triple learner, that is, this subject integrates three types of learning: scientific-technological learning; teacher learning; and research learning; which all develop simultaneously.

Author Biographies

Thiago Queiroz Costa, Instituto Federal do Paraná/Campus Ivaiporã

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2008), mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Londrina (2015) dentro do programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, é professor adjunto do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no campus Ivaiporã, atuando no ensino médio integrado e Licenciatura em Física, com foco nos seguintes áreas: ensino de Física, formação de professores, experimentação, tecnologias e metodologias ativas no ensino de Física, principalmente em Física Moderna e Contemporânea (FMC).

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

É Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

É Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestra em Matemática (UEL, 1989), Mestra em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015, atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM) e desde 2017, como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://www.educim.com.br/). Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8856-5521. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019.

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Published

2021-09-20

How to Cite

Costa, T. Q., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2021). Teacher training at CERN’s School of Physics: an analysis based on the Strands of Learning of the Teacher-Researcher. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(2), 1230–1250. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74782

Issue

Section

Formação de Professores de Ciências/Física

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