Levantamento das abordagens e tendências dos trabalhos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação apresentados no XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física

Autores

  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais Januária - MG
  • Luciano Soares Pedroso Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) São Sebastião do Paraíso – MG
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul São Paulo – SP
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul São Paulo – SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n1p167

Resumo

Neste trabalho, realizou-se uma investigação baseada nos 231 artigos apresentados nas seções de comunicação oral do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), procurando identificar aqueles relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a sua forma de organização, as áreas temáticas envolvidas e o nível de ensino, visando caracterizar os diferentes olhares e as tendências nesta área. Para isto, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte, de caráter bibliográfico e de contornos qualitativos envolvendo análise de conteúdo. Constata-se que a área temática “Tecnologia da informação, difusão tecnológica e o ensino de física”, onde se concentram as pesquisas relacionadas às TIC, representa 11,7% do total de trabalhos apresentados ao XIX SNEF. Verificou-se, entre outros aspectos, predominância de trabalhos utilizando objetos de aprendizagem no ensino de física, principalmente no ensino médio e superior, utilização de TIC em trabalhos multidisciplinares e que alguns conteúdos precisam ser mais bem explorados, como termodinâmica. Também foi constatada uma quantidade expressiva de trabalhos envolvendo o uso das TIC em propostas de formação de professores, o que pode contribuir para o alargamento das opções metodológicas dos docentes e suprir suas carências formativas.

Biografia do Autor

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais Januária - MG

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Mestre em Ensino de Física pela PUC Minas (2009). Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996) e Graduado em Física pela Universidade Iguaçú (2001). Ex-professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Ex-Diretor Acadêmico do Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Matemática, Física, Educação e Gestão de IES, atuando principalmente nos seguinte temas: Ensino de Física, Ensino de Matemática, Formação de Professores, Tecnologias Aplicada à Educação e Propostas de Ensino.

Luciano Soares Pedroso, Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) São Sebastião do Paraíso – MG

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Mestre em Ensino de Física pela PUC Minas (2009).

Marcos Rincon Voelzke, Universidade Cruzeiro do Sul São Paulo – SP

Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul São Paulo – SP

Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2013-11-25

Como Citar

Macêdo, J. A. de, Pedroso, L. S., Voelzke, M. R., & Araújo, M. S. T. de. (2013). Levantamento das abordagens e tendências dos trabalhos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação apresentados no XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(1), 167–197. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n1p167

Edição

Seção

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física