Espectrômetro amador: quantificando comprimentos de onda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p951

Resumen

Esse trabalho descreve, passo a passo, a construção de um espectrômetro, com base em materiais de fácil obtenção e manipulação. A física envolvida, a óptica ondulatória, é contextualiza historicamente de forma breve; o princípio de Huygens é apresentado também resumidamente. A seguir, a construção do espectrômetro é detalhada e as imagens de alguns espectros de emissão são apresentadas. Por fim, algumas dentre as muitas explorações possíveis são sugeridas e a conclusão aponta para dois aspectos em especial. No primeiro, a construção do dispositivo pode dar ocasião a uma atividade teórico-prática motivadora. O segundo aspecto destaca o potencial de investigação de espectros, tanto de emissão quanto de absorção que se abre para os estudantes, propiciando assim ambientes de aprendizagem de grande potencial motivador.

Biografía del autor/a

Francisco Catelli, Universidade de Caxias do Sul, RS

Doutor em Educação. Professor titular da Universidade de Caxias do Sul, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação. Dedica-se à pesquisa em ensino de ciências.

Odilon Giovannini, Universidade de Caxias do Sul, RS

Doutor em Ciências. Professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Dedica-se à pesquisa em ensino de física e astronomia e desenvolve atividades de divulgação e popularização da ciência.

Suzana França de Oliveira, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, Colégio Santa Clara, Faculdade IDEAU, Getúlio Vargas

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, Colégio Santa Clara, Faculdade IDEAU, Getúlio Vargas.

Publicado

2017-12-08

Cómo citar

Catelli, F., Giovannini, O., & de Oliveira, S. F. (2017). Espectrômetro amador: quantificando comprimentos de onda. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(3), 951–970. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p951

Número

Sección

Atividades experimentais no ensino de Física

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 > >>