Observação e registro das fases da lua: uma experiência na formação continuada de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e75179

Resumen

De todos os fenômenos astronômicos ao alcance do olho humano, um dos mais notáveis e acessíveis à observação, nos diferentes lugares do planeta, são as Fases da Lua. No entanto, diversos estudos apontam a existência deficiências no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos de Astronomia incluindo esse fenômeno tão cotidiano. Esse trabalho faz um relato analítico de uma proposta para o ensino das fases lunares no âmbito da Formação Continuada de Professores por meio de uma atividade prática cujo objetivo foi enriquecer o processo de formação continuada para o ensino de Astronomia. A atividade baseia-se num recurso observacional que possibilita a aquisição e a construção de conhecimentos do fenômeno estudado. São apresentados aqui elementos de trabalho colaborativo e de construção de conceitos astronômicos de professores da educação básica em processo de elaboração de uma atividade didática sobre as Fases da Lua.

Biografía del autor/a

Kaleb Ribeiro Alho, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, Itajubá, MG

Mestre em Educação em ciências pela Universidade Federal de Itajubá (2019). Possui licenciatura em Física e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Atualmente, é professor da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e colaborador do grupo de pesquisa em educação e ensino de Astronomia do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá, atuando na área de educação em ciências, com ênfase na formação continuada de professores em Astronomia e no ensino e divulgação de Astronomia.

Newton Figueiredo, Instituto de Física e Química, Universidade Federal de Itajubá

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestre em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990) e doutor em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997). Atualmente, é professor de ensino superior da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Radiação Cósmica de Fundo em Microondas, Radioastronomia e Instrumentação Astronômica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, atuando nas áreas de Metodologias Ativas e Ensino de Física e Astronomia.

João Ricardo Neves da Silva, Instituto de Física e Química, Universidade Federal de Itajubá

Professor Adjunto 2 do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente) (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP, Campus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências/Ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Física, Conhecimentos especializados de professores de Física e Matemática, Interação entre docentes e Formação de Grupos de Professores, Teoria da Ação Comunicativa na formação de professores. É professor permanente (orientador de mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFQ/UNIFEI e colaborador (orientador de mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos, Ufscar/Campus Araras. Atualmente, exerce a função de coordenador do curso de Graduação em Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá, no período de Agosto/2018 - Agosto/2020.

Citas

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Publicado

2021-09-20

Cómo citar

Alho, K. R., Figueiredo, N., & Silva, J. R. N. da. (2021). Observação e registro das fases da lua: uma experiência na formação continuada de professores. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(2), 1199–1229. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e75179

Número

Sección

Formação de Professores de Ciências/Física