Concepção educacional de um museu de ciências: um estudo de caso

Autores

  • Osmar Henrique Moura Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
  • Sérgio Camargo Universidade Federal do Paraná - UFPR (Curitiba)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e77756

Palavras-chave:

Impedância bioelétrica, Absortometria de raio X de dupla energia, Composição corporal, Gordura corporal, Validade dos testes.

Resumo

Reflexões que museus de ciências viabilizam sobre os modelos educacionais de seus programas e ações, utilizados conscientemente ou não, têm movido pesquisas em educação científica. Nessa linha de investigação, o objetivo deste estudo foi de caracterizar a concepção educacional por detrás de um pequeno museu de ciências de uma cidade do interior do Estado do Paraná-BR, analisando os meios de comunicação ali planejados, tanto entre visitantes e objetos de interação quanto entre visitantes e monitores. Levando em conta que na literatura há uma variedade de modelos de aprendizagem possíveis com distintas inspirações epistemológicas, elaborou-se um referencial teórico que abrangesse restritos contextos epistemológico-pedagógicos no estabelecimento dessa leitura das atividades museais desenvolvidas no setor, que se espera, inclusive, servir como uma orientação analítica às similares instituições de educação não formal que assim se identificarem. Em relação aos resultados, dois ambientes interativos do museu foram analisados separadamente. Em um deles predominou uma Abordagem Sociocultural com possibilidade de lições implícitas com algumas visões de inclinação epistemológica pós-positivista. No outro ambiente, além dessa leitura anterior que se permitiu igualmente realizar nas situações de interação entre monitor-visitante(s), houve uma leitura do Modelo Contextual de Aprendizagem em atividades interativas entre visitante(s)-objeto(s) de interação, que se mantiveram subtendidas influenciar pontos de vistas positivistas.

Biografia do Autor

Osmar Henrique Moura Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Física (licenciatura) pela UEL (1997), Especialista em Física para o novo ensino médio pela UEL (1998), Mestre em Educação pela UEL (2003), Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru-SP (2008). Físico do Laboratório de Instrumentação em  Ensino de Física do Depto de Física da UEL-PR. 

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Possui bacharelado e licenciatura pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Associado C do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina e pertence ao programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências/UEL.

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná - UFPR (Curitiba)

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1998), mestre (2003) e doutor (2007) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR (PPGECM/UFPR). https://orcid.org/0000-0001-8766-5424

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

Silva, O. H. M., Eduardo Laburú, C., & Camargo, S. (2022). Concepção educacional de um museu de ciências: um estudo de caso. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 34–58. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e77756

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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