Instrumentação em Educação Científica e o convite ao erro: uma leitura a partir do referencial de affordances

Osmar Henrique Moura Silva, Carlos Eduardo Laburú

Resumo


Neste trabalho o conceito de affordance presente na literatura é revisado e direcionado para o sentido imediato que um indivíduo atribui a determinados instrumentos ou experimentos que favorecem procedimentos e/ou entendimentos indesejados para a instrução. Por meio de uma discussão que revela as características morfológicas inerentes de certos projetos de equipamentos, procura-se, com essa leitura de affordance, a tomada de consciência do educador científico de que, além das mesmas poderem induzir interpretações equivocadas de um fenômeno, elas também são indutoras de equívocos procedimentais que dificultam uma atividade experimental.


Palavras-chave


Educação Científica; Affordances; Equívocos Conceituais e Procedimentais

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p404

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >