Instrumentação em Educação Científica e o convite ao erro: uma leitura a partir do referencial de affordances

Autores

  • Osmar Henrique Moura Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p404

Resumo

Neste trabalho o conceito de affordance presente na literatura é revisado e direcionado para o sentido imediato que um indivíduo atribui a determinados instrumentos ou experimentos que favorecem procedimentos e/ou entendimentos indesejados para a instrução. Por meio de uma discussão que revela as características morfológicas inerentes de certos projetos de equipamentos, procura-se, com essa leitura de affordance, a tomada de consciência do educador científico de que, além das mesmas poderem induzir interpretações equivocadas de um fenômeno, elas também são indutoras de equívocos procedimentais que dificultam uma atividade experimental.

Biografia do Autor

Osmar Henrique Moura Silva, Universidade Estadual de Londrina

Licenciatura em Física (1997) e Mestre em Educação (2003) pela Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Educação para a Ciência (2008) pela UNESP, Bauru. Físico do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina, desde 1999.

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Possui bacharelado e licenciatura pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina e pertence ao programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências desta universidade.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Silva, O. H. M., & Laburú, C. E. (2017). Instrumentação em Educação Científica e o convite ao erro: uma leitura a partir do referencial de affordances. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(2), 404–413. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p404

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>