NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE FOMENTAM CONHECIMENTO INOVATIVO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE ANGOLA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

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Niembo Maria Daniel
https://orcid.org/0000-0001-6253-6204
Marta Ligia Pomim Valentim
https://orcid.org/0000-0003-4248-5934

Resumo

Objetivo: O Governo de Angola elaborou um plano para ser implantado entre 2018-2022, cujo enfoque se volta ao fomento à inovação e à transferência de tecnologia, visando propiciar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação mediante parcerias com diferentes instituições, com o objetivo de desenvolver atividades em áreas estratégicas definidas na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável do País. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar as políticas públicas que incentivem a geração de conhecimento inovativo em instituições de ensino superior de Angola voltado desenvolvimento sustentável. Design ½ Metodologia  ½ abordagem: No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa, do tipo exploratória e documental. Resultados: Os resultados indicam a existência de políticas públicas de fomento ao conhecimento inovativo no âmbito do ensino superior, uma vez que pela primeira vez Angola aparece no Índice Global de Inovação de 2021, mais especificamente no 132º lugar. Angola está classificada no 119º lugar no que se refere ao capital humano e pesquisa, e em relação aos produtos de conhecimento e tecnologia e produtos criativos ocupa o 129º e o 130º lugares respetivamente. Originalidade ½ Valor: As políticas públicas de fomento à geração de conhecimento inovativo implantadas resultou positivamente na inclusão de Angola no índice global de inovação e, por sua vez, a pesquisa científica disponibilizada em bancos e bases de dados ou repositórios, possibilitou a avaliação das universidades do país nos rankings nacionais e internacionais.


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