Formação de professores de Educação Física e seus diálogos na experiência com a Mídia-Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e100461

Palavras-chave:

Formação de professores, Mídia-educação, Educação física

Resumo

O manuscrito em tela emerge de um exercício de diálogo entre estudantes de Educação Física, professores-pesquisadores da educação básica e docentes atuantes na formação de professores em Educação Física. Nesse sentido, tem por objetivo refletir sobre a experimentação de princípios e práticas da Mídia-educação na formação de professores em Educação Física a partir do relato de um futuro professor.  A pesquisa é norteada por uma abordagem descritiva/qualitativa, e se inspira em estudos narrativos. O experimento pedagógico foi materializado com estudantes do 4º ano do ensino fundamental. Destaca-se como resultado das análises percepções positivas quanto ao experimento narrado pelo futuro docente, mas não sem lacunas, como é possível observar nas dimensões da avaliação, ou mesmo na ausência de debates éticos e estético no tocante ao experimento pedagógico materializado à luz da mídia-educação.

Biografia do Autor

Felipe Santos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciando em Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Joyce Mariana Alves Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação Física e Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. docente do Colégio de aplicação da UFRN (NEI-CAp). 

Alison Pereira Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Parnamirim). 

Marcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  

Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.     

Referências

ABRAHÃO, Helena Menna Barreto; PASSEGGI. Maria. As narrativas de formação, a teoria do professor reflexivo e a autorregulação da aprendizagem: uma possível aproximação. In: SIMÃO, Ana Margarida Vieira da.; FRISON; Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Helena Menna Barreto. Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas. Natal: EDUFRN, 2012. p. 53-71.

ALVES, Vinicius José de Lima et al. “A gamificação nas aulas de Educação Física: um relato de experiência no PIBID”. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 1093-1095, 2021.

ARAGÃO, Carla; BRUNET, Karla Schuch; PRETTO, Nelson Luca. Hackear a educação por dentro. Perspectiva, v. 39, n. 3, p. 1–17, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/73348. Acesso em: 31 maio 2024.

ARARIPE, Evelyn et al. Guia mais educomunicação. Orientações, conceitos e metodologias para subsidiar as ações. Viração: São Paulo, 2013.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Um olhar estético sobre o telespetáculo esportivo: contribuições para o ensino do esporte na escola. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Comunicação e Educação Física: Movimentos Concêntricos no Diálogo entre as Áreas e seus Reflexos na e para a Escola. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 10-13, set. 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2061. Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Um olhar estético sobre o telespetáculo esportivo: contribuições para o ensino do esporte na escola. 2 Ed. Natal: EDUFRN, 2017.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Potência acadêmica da Mídia-Educação Física brasileira e internacionalização do diálogo: reflexões a partir do livro Digital technologies and learning in Physical Education: pedagogical cases. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 338-339, jul. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/9NksZfFdWXRbTFsDkKbgcvD/. Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de (Orgs.). Vamos pensar as mídias na escola? Educação Física, movimento, tecnologia. Natal: EDUFRN, 2016.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas. Digitally Supported Assessment in Physical Education with a Social Pedagogy Perspective. In: Dania, A.; Farias, C. Social Pedagogy in Physical Education: Human-Centred Practice. Abingdon: Routledge, 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; OVENS, Alan Patrick; KNIJNIK, Jorge. Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, n. 1, p, e002521, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/YfhtDWwDktL7PJYwVYqNz3n/ . Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; CAVALCANTE, Everton. Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 21, n. 1, p. e61515, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61515. Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; SOUZA JUNIOR, Antônio Fernandes. Physical education teacher training and communication concepts in teaching considerations. Comunicação & Educação, v. 24, n. 1, p. 145-153, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190. Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. A utilização da plataforma canva para a revisão das aulas de Educação Física: um relato de experiências do PIBID educação física UFRN. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 1574-1581, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15794/7825. Acesso em: 31 maio. 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; OVENS, Alan Patrick.; KNIJNIK, Jorge. Developing digital competency in HPETE: a heuristic for and analysis of three programs in the Southern Hemisphere. Curriculum Studies In Health And Physical Education, v. 14, n. 2. p. 143-160, maio/ago. 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/25742981.2022.2072229 Acesso em: 31 maio. 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação. Natal: EDUFRN, 2016.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. Corpo e cultura de movimento: conceitos potentes na agenda de pesquisa de mídia e tecnologia na Educação Física. In: MELO, José Pereira de; ARAÚJO, Allyson Carvalho de (Orgs.). Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento: 18 anos de produção de conhecimento em Educação Física. EDUFRN: Natal, 2020. pp. 174-188.

BATISTA, Alison Pereira. Educação Física e Recursos Educacionais Digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2021. 194f. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081–1102, set. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/5pBFdjL4mWHnSM5jXySt9VF. Acesso em: 31 maio 2024.

BIANCHI, Paula. Formação em Mídia-educação (física): ações colaborativas na rede municipal de Florianópolis/Santa Catarina. 2009. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

CASEY, Ashley.; GOODYEAR, Victoria. A.; ARMOUR, Kathleen. M. Digital technologies and learning in physical education: pedagogical cases. New York: Routledge, 2017.

CAVALCANTE, Everton; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Digital educational resources in school Physical Education: an exploratory study on the MEC RED platform. Motriz, v. 28, n. 1, p. e10220002222, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/GNnyHcCqbGY9nQXQJzZrPyc/abstract/?lang=en#. Acesso em: 31 maio 2024.

CHAVES, José Vitor Mariano et al. “Podcasts nas aulas de educação física: um relato de experiência do PIBID Educação Física da UFRN”. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 333-235, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15706/7702. Acesso em: 31 maio 2024.

CHAVES, Paula Nunes et al. Construindo diálogos entre a Mídia? Educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, v. 27, p. 150-163, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p150. Acesso em: 31 maio 2024.

DANTAS, Eduardo Ribeiro. O corpo modificado, os discursos da mídia e a educação multirreferencial. 2002. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.

FANTIN, Mônica. Conhecimento Estético, Tecnologias da Sensibilidade e Experiências Formativas de Crianças, Jovens e Professores. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 26, p. 39–54, jul/set. 2018. https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8834. Acesso em: 31 maio 2024.

FANTIN, Mônica; GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi. Cenários de pesquisa com e sobre crianças, mídia, imagens e corporeidade. Perspectiva, v. 37, n. 1, p. 100–124, jan./mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2019.e54575. Acesso em: 31 maio 2024.

FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. (Orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. p. 95-146.

FANTIN, Mônica. Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 66–80, jan. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545. Acesso em: 31 maio 2024.

FONSECA, Fabio Batista; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Desafios no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS): uma Análise das Percepções dos Professores de Educação Física. Revista Conexão UEPG, v. 19, n. 1, e2322674 p. 01-16, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22674. Acesso em: 31 maio 2024.

FUSARI, Maria Felisminda de Resende. TV, recepção e comunicação na formação inicial de professores em cursos de pedagogia. Perspectiva, Florianópolis, v. 13, n. 24, p. 67–91, 1995. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10704. Acesso em: 31 maio. 2024.

KELCHTERMANS, Geert. A utilização de biografias na formação de professores. Aprender, v. 18, p. 5-20, mar. 1995. Disponível em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/21. Acesso em: 31 maio 2024.

LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira et al. O ensino remoto de Educação Física em narrativa: entre rupturas e aprendizados na experiência com a tecnologia. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28022, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/zwjhPff8QG3cFgQ8xxVQQZD/. Acesso em: 31 maio 2024.

MELO, Lucas Rafael Pacheco de et al. Uso de recursos educacionais digitais no PIBID: relato de experiência. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 342-244, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15031/7707. Acesso em: 31 maio 2024.

MENDES, Diego de Souza. Luz, câmera e pesquisa-ação: a inserção da mídia-educação na formação contínua de professores de Educação Física. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_e5653f9954bd2b3d44e9674428f0080a.Acesso em: 31 mai 2024.

OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; MIRANDA, Lyana Virgínia Thégida de. Mídia-Educação (Física) e metodologias participativas: a produção de imagens como possibilidade didático-pedagógica na educação fí­sica. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 31, p. 253–276, jun. 2016. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1928. Acesso em: 31 maio 2024.

OLIVEIRA, Nathalia Dória; ARAÚJO, Allyson Carvalho de.; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de. Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, n. 1, p. e2022008, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e2022008. Acesso em: 31 maio 2024.

OLIVEIRA, Felipe Santos de et al. Ensino de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental via tema de pesquisa: diálogos com a comunicação e mídia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, jan./dez.2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134146. Acesso em: 1 jun. 2024.

PEREIRA, Rogério Santos. Multiletramentos, tecnologias digitais e os lugares do corpo na educação. 2014. 227 f. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

PIRES, Giovani de Lorenzi. Educação Física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória em pesquisa-ação no ensino de graduação. 2000. 231 f. Tese (Doutorado em Educação Física) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

SILVA, Tatiana Camila de Lima Alves et al. O uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino da Educação Física durante o ensino remoto? Um relato de experiência no PIBID/UFRN. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 327-229, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15027/7701. Acesso em: 1 jun. 2024.

SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira et al. Apontando Possibilidades Pedagógicas na Educação Física a partir da Mídia Educação. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 26-40, ago./dez. 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2065. Acesso em: 31 maio 2024.

SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; ARAÚJO, Allyson Carvalho. The debate of digital technology in the continuing Physical Education teacher education: uses and concepts for teaching and learning. Retos, v. 46, n. 1, p. 694-704, 2022. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/94484 Acesso em: 31 maio 2024.

SOUZA JUNIOR, Antônio Fernandes de et al. Produção de Narrativas Digitais sobre os Jogos Olímpicos: Experiências com as Histórias Em Quadrinhos. Interfaces Científicas - Educação, v. 7, n. 3, p. 27–40, 2019. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4491. Acesso em: 31 maio 2024.

TUFTE, Birgitte; CHRISTENSEN, Ole. Mídia-educação: entre a teoria e prática. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 97-118, jan./jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2009v27n1p97. Acesso em: 31 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-17

Como Citar

OLIVEIRA, Felipe Santos; BARROS, Joyce Mariana Alves; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas; ARAÚJO, Allyson Carvalho. Formação de professores de Educação Física e seus diálogos na experiência com a Mídia-Educação. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e100461. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/100461. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática