Ensinando a priorizar experiências significativas na Educação Física: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e101182Palavras-chave:
Experiências significativas, Relato de experiencia, Educação físicaResumo
O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em uma unidade de ensino cujo propósito foi ensinar os acadêmicos a priorizar experiências significativas por meio da Educação Física. Foi realizado estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, por um professor durante uma unidade de ensino em uma disciplina do curso de graduação em Educação Física. Para nortear o planejamento, intervenção e avaliação da unidade, utilizei a proposta denominada de Learning a Meaningful Physical Education (LAMPE) composta por cinco princípios norteadores. A unidade de ensino foi dividida em quatro encontros e composta por cinco objetivos específicos de forma sequencial e que contemplassem os princípios pedagógicos do LAMPE. Conclui-se que após as experiencias nesta unidade de ensino, são capazes de priorizar experiências significativas por meio da Educação Física.
Referências
BECKEY, Alex. Meaningful PE as a metaphor for teaching PE. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 3-19.
BENI, Stephanie. Committing to the idea of Meaningful Physical Education in teaching practice. In: Meaningful Physical Education. Routledge, 2021. p. 44-51.
BENI, Stephanie; FLETCHER, Tim; NÍ CHRÓINÍN, Déirdre. Meaningful experiences in physical education and youth sport: A review of the literature. Quest, v. 69, n. 3, p. 291-312, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00336297.2016.1224192
BOHN, Aline Suavi; RISTOW, Leonardo. Promovendo experiências significativas por meio da natação: um autoestudo. Motrivivência, v. 36, n. 67, p. 1-18, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/98847
COULTER, Maura; BOWLES, Richard; SWEENEY, Tony. Learning to teach generalist primary teachers how to prioritize meaningful experiences in physical education. In: Meaningful physical education. Routledge, 2021. p. 75-86.
DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822
DEWEY, John. Experience and education. In: The educational forum. Taylor & Francis Group, 1986. p. 241-252.
FLETCHER, Tim et al. The why, what, and how of meaningful physical education. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 3-19.
KRETCHMAR, Robert Scott. Ten more reasons for quality physical education. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 77, n. 9, p. 6-9, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/07303084.2006.10597932
KRETCHMAR, Robert Scott. What to do with meaning? A research conundrum for the 21st century. Quest, v. 59, n. 4, p. 373-383, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.2007.10483559
MOREIRA, Marco A.; DE SOUSA, Célia MSG; DA SILVEIRA, Fernando L. Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa. Cadernos de pesquisa, n. 40, p. 41-53, 1982. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1524.
NÍ CHRÓINÍN, Déirdre; FLETCHER, Tim; O’SULLIVAN, Mary. Pedagogical principles of learning to teach meaningful physical education. Physical education and sport pedagogy, v. 23, n. 2, p. 117-133, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2017.1342789
NÍ CHRÓINÍN, Déirdre; FLETCHER, Tim. Meaningful PETE. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 67-74.
ONOFRE, Marcos. Prioridades de formação didáctica em Educação Física. Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 12, p. 75-97, 1995. Disponível em: http://boletim.spef.pt/spef/index.php/spef/article/download/167/154
RISTOW, Leonardo et al. O início de uma comunidade de prática: um estudo de caso com professores de natação. Motrivivência, v. 33, n. 64, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/80675
SCANLON, Dylan et al. ‘Weak’physical education teacher education practice: co-constructing features of meaningful physical education with pre-service teachers. Sport, Education and Society, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/13573322.2024.2344012
SIMÕES NETO, José de Caldas; OLIVEIRA, Tamara Emanuela Leal. Motivação de adolescentes do ensino médio para a prática esportiva. Biomotriz, v. 14, n. 1, p. 76-85, 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/335054983.pdf#page=79
VASILY, Andy. Meaningful physical education in an individual pursuits unit. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 23-34
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).