Ensinando a priorizar experiências significativas na Educação Física: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e101182

Palavras-chave:

Experiências significativas, Relato de experiencia, Educação física

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em uma unidade de ensino cujo propósito foi ensinar os acadêmicos a priorizar experiências significativas por meio da Educação Física. Foi realizado estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, por um professor durante uma unidade de ensino em uma disciplina do curso de graduação em Educação Física. Para nortear o planejamento, intervenção e avaliação da unidade, utilizei a proposta denominada de Learning a Meaningful Physical Education (LAMPE) composta por cinco princípios norteadores. A unidade de ensino foi dividida em quatro encontros e composta por cinco objetivos específicos de forma sequencial e que contemplassem os princípios pedagógicos do LAMPE. Conclui-se que após as experiencias nesta unidade de ensino, são capazes de priorizar experiências significativas por meio da Educação Física.

Biografia do Autor

Leonardo Ristow, Centro Universitário de Brusque

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Docente do Centro Universitário de Brusque/SC.

Referências

BECKEY, Alex. Meaningful PE as a metaphor for teaching PE. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 3-19.

BENI, Stephanie. Committing to the idea of Meaningful Physical Education in teaching practice. In: Meaningful Physical Education. Routledge, 2021. p. 44-51.

BENI, Stephanie; FLETCHER, Tim; NÍ CHRÓINÍN, Déirdre. Meaningful experiences in physical education and youth sport: A review of the literature. Quest, v. 69, n. 3, p. 291-312, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00336297.2016.1224192

BOHN, Aline Suavi; RISTOW, Leonardo. Promovendo experiências significativas por meio da natação: um autoestudo. Motrivivência, v. 36, n. 67, p. 1-18, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/98847

COULTER, Maura; BOWLES, Richard; SWEENEY, Tony. Learning to teach generalist primary teachers how to prioritize meaningful experiences in physical education. In: Meaningful physical education. Routledge, 2021. p. 75-86.

DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57-67, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822

DEWEY, John. Experience and education. In: The educational forum. Taylor & Francis Group, 1986. p. 241-252.

FLETCHER, Tim et al. The why, what, and how of meaningful physical education. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 3-19.

KRETCHMAR, Robert Scott. Ten more reasons for quality physical education. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 77, n. 9, p. 6-9, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/07303084.2006.10597932

KRETCHMAR, Robert Scott. What to do with meaning? A research conundrum for the 21st century. Quest, v. 59, n. 4, p. 373-383, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.2007.10483559

MOREIRA, Marco A.; DE SOUSA, Célia MSG; DA SILVEIRA, Fernando L. Organizadores prévios como estratégia para facilitar a aprendizagem significativa. Cadernos de pesquisa, n. 40, p. 41-53, 1982. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1524.

NÍ CHRÓINÍN, Déirdre; FLETCHER, Tim; O’SULLIVAN, Mary. Pedagogical principles of learning to teach meaningful physical education. Physical education and sport pedagogy, v. 23, n. 2, p. 117-133, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2017.1342789

NÍ CHRÓINÍN, Déirdre; FLETCHER, Tim. Meaningful PETE. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 67-74.

ONOFRE, Marcos. Prioridades de formação didáctica em Educação Física. Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 12, p. 75-97, 1995. Disponível em: http://boletim.spef.pt/spef/index.php/spef/article/download/167/154

RISTOW, Leonardo et al. O início de uma comunidade de prática: um estudo de caso com professores de natação. Motrivivência, v. 33, n. 64, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/80675

SCANLON, Dylan et al. ‘Weak’physical education teacher education practice: co-constructing features of meaningful physical education with pre-service teachers. Sport, Education and Society, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/13573322.2024.2344012

SIMÕES NETO, José de Caldas; OLIVEIRA, Tamara Emanuela Leal. Motivação de adolescentes do ensino médio para a prática esportiva. Biomotriz, v. 14, n. 1, p. 76-85, 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/335054983.pdf#page=79

VASILY, Andy. Meaningful physical education in an individual pursuits unit. In: Meaningful Physical Education. Londres: Routledge, 2021. p. 23-34

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

RISTOW, Leonardo. Ensinando a priorizar experiências significativas na Educação Física: um relato de experiência. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e101182. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/101182. Acesso em: 6 mar. 2025.

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)