Trajetória avaliativa na Educação Física escolar: arranjos e ajustes realizados no percurso formativo em uma instituição escolar no Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e103710

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Educação física, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo discute as ações avaliativas realizadas por um professor de educação física durante um ano letivo. Utiliza-se o método estudo de caso etnográfico. Participa da pesquisa um docente de uma instituição localizada na região sudeste do estado do Tocantins. Os instrumentos metodológicos são o diário de campo, registros realizados em reuniões de planejamento individuais e na área da linguagem e observações das aulas. Os dados revelam: 1) o movimento autoformativo, em detrimento das formações ofertadas pela secretaria de educação, como principal forma de apropriação de práticas avaliativas e 2) que a cultura do exame externo tem impactado nos afazeres avaliativos do docente de educação física a ponto de não observar o conteúdo a partir de sua específicidade. Conclui-se destacando a necessidade de problematizar a cultura do exame institucional como modos operandi para a captação de recursos e para determinar o sucesso escolar, especialmente no componente curricular educação física.

Biografia do Autor

Avelino Soares Barbosa, Governo do Estado do Tocantins

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). Secretaria de Educação do Tocantins. Ponte Alta do Tocantins, Tocantins, Brasil.

Camila Borges Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências da Motricidade pela UniversidadeEstadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" - Unesp. Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DEFD/IE/UFRRJ). Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFRRJ). Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

Elizângela Inocêncio Mattos, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Docente do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins, Brasil.

Rayssa Fernanda Garcia Nogueira Palau, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Educação Fisica. Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DEFD/IE/UFRRJ). Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

Marciel Barcelos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física/Ufes. Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DEFD/IE/UFRRJ). Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFRRJ). Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

BARBOSA, Avelino Soares; RIBEIRO, Camila Borges; MATTOS, Elizângela Inocêncio; PALAU, Rayssa Fernanda Garcia Nogueira; BARCELOS, Marciel. Trajetória avaliativa na Educação Física escolar: arranjos e ajustes realizados no percurso formativo em uma instituição escolar no Tocantins: . Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e103710. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/103710. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais