Trajetória avaliativa na Educação Física escolar: arranjos e ajustes realizados no percurso formativo em uma instituição escolar no Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e103710Palavras-chave:
Avaliação educacional, Educação física, Práticas pedagógicasResumo
O presente artigo discute as ações avaliativas realizadas por um professor de educação física durante um ano letivo. Utiliza-se o método estudo de caso etnográfico. Participa da pesquisa um docente de uma instituição localizada na região sudeste do estado do Tocantins. Os instrumentos metodológicos são o diário de campo, registros realizados em reuniões de planejamento individuais e na área da linguagem e observações das aulas. Os dados revelam: 1) o movimento autoformativo, em detrimento das formações ofertadas pela secretaria de educação, como principal forma de apropriação de práticas avaliativas e 2) que a cultura do exame externo tem impactado nos afazeres avaliativos do docente de educação física a ponto de não observar o conteúdo a partir de sua específicidade. Conclui-se destacando a necessidade de problematizar a cultura do exame institucional como modos operandi para a captação de recursos e para determinar o sucesso escolar, especialmente no componente curricular educação física.
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