A inclusão na Educação Física escolar: um estudo narrativo com professores de Miracema do Tocantins/TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72134

Resumo

Objetiva analisar como dois professores com formação em educação física compreendem a inclusão de alunos com deficiência em suas aulas de educação física. Utiliza como método a pesquisa narrativa, colocando as narrativas dos professores como fontes, que foram categorizadas aposteriori e configurando-se em quatro eixos de análise Práticas pedagógicas; Relação escola, professor e aluno com deficiência; e Visão sobre a escola para melhorar o acesso aos alunos com deficiência. O estudo evidencia as dificuldades enfrentadas pelos docentes para atender aos alunos com deficiência no cotidiano escolar, ora pelas questões estruturais e seus impactos na produção de práticas, ora pelas experiências construídas com os praticantes do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Física - PPGEF/UFES;

Colegiado de Educação Física - Universidade Federal do Tocantins

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física - PPGEF/UFES;

Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) Instituto de Educação (IE), 

Daniela Lima Bonfat, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação Física - PPGEF/UFES

Lucas Xavier Brito, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação - PPGEE/UFT;

Colegiado de Educação Física - Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

BARCELOS, Marciel; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; BONFAT, Daniela Lima; BRITO, Lucas Xavier. A inclusão na Educação Física escolar: um estudo narrativo com professores de Miracema do Tocantins/TO. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01–18, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e72134. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e72134. Acesso em: 3 dez. 2024.

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