Pesquisas com crianças na educação infantil: diálogos interdisciplinares para produção de conhecimentos

Autores

  • André Da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA
  • Bethânia Alves Costa Zandomínegue Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA
  • Aline De Oliveira Vieira Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA
  • Angélica Caetano Da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lívia Caravalho De Assis Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA
  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p28

Resumo

Este ensaio discute possibilidades teóricas e metodológicas para a construção de conhecimentos centrados no protagonismo infantil. Para tanto, estabelece um diálogo interdisciplinar entre a Sociologia da Infância e os Estudos com o Cotidiano. Em um primeiro momento, apresenta os principais pressupostos que fundamentam esses dois campos e, posteriormente, analisa pesquisas da Educação Física com a Educação Infantil que operaram com conceitos provenientes desses referenciais. Os entrecruzamentos desses dois campos do conhecimento forneceram suportes para a produção de fontes com as crianças e sinalizaram que os instrumentos convencionais de pesquisa são insuficientes para compreender o protagonismo infantil e suas produções culturais.

Biografia do Autor

André Da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA

DOUTOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UFES

Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, BOLSISTA CAPES, PROFESSORA DA UNIVERSIDADE VILA VELHA

Aline De Oliveira Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, BOLSISTA FAPES, PROFESSORA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA/ES

Angélica Caetano Da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORA DO COLÉGIO PEDRO II (RJ)

Lívia Caravalho De Assis, Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA

MESTRE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, BOLSISTA CAPES.

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal do Espírito Santo - PROTEORIA

MESTRANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE VITÓRIA/ES E DA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

MELLO, André Da Silva; ZANDOMÍNEGUE, Bethânia Alves Costa; VIEIRA, Aline De Oliveira; SILVA, Angélica Caetano Da; ASSIS, Lívia Caravalho De; BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. Pesquisas com crianças na educação infantil: diálogos interdisciplinares para produção de conhecimentos. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 28–43, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n45p28. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p28. Acesso em: 27 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)