Mediações pedagógicas com crianças em tratamento oncológico: um olhar para a formação inicial do bacharel em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e88123

Palavras-chave:

Educação física, Formação inicial, Crianças, Tratamento oncológico

Resumo

Analisa as contribuições e as lacunas que a formação inicial do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) apresenta para a mediação pedagógica com crianças em tratamento oncológico, com ênfase nas experiências vivenciadas por um estagiário no Projeto de Extensão Brincar é o Melhor Remédio (PBMR). Trata-se de um relato de experiência que reflete os processos de formação profissional em diálogo com as ementas e os objetivos de componentes curriculares do referido curso correlatos ao tema. Conclui-se que algumas unidades curriculares oferecem suporte teórico-metodológico para a mediação pedagógica com o público-alvo deste estudo, contudo, as concepções de infâncias e de jogos/brincadeiras podem ser ampliadas para melhor contemplar as subjetividades, as agências e as produções culturais das crianças.

Biografia do Autor

Gabriel Maroquio Zandomenighe da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel em Educação Física (UFES). Universidade Federal do Espírito Santo.

Érica Bolzan, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação Física (UFES). Universidade Federal do Espírito Santo.

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física (UGF). Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Silva, G. M. Z. da, Bolzan, Érica, & Mello, A. da S. (2022). Mediações pedagógicas com crianças em tratamento oncológico: um olhar para a formação inicial do bacharel em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Motrivivência, 34(65), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e88123

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