Práticas de apropriação dos professores de educação física nas formações continuadas: Trilhando a produção de sentidos

Autores

  • Igor Câmara Luiz UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Silvana Ventorim UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • André da Silva Mello UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Amarílio Ferreira Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Wagner Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p70

Resumo

Analisa o modo como 14 professores de Educação Física da Grande Vitória/ES se apropriam das formações continuadas, atribuindo-lhes outros sentidos. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo narrativa. Utiliza entrevista, grupos focais e questionário como instrumentos de pesquisa produzidos por intermédio de uma formação continuada. As análises indicam que os sentidos atribuídos são influenciados: pelas relações de poder produzidas nesses contextos; pelos interesses coletivos que remetem a uma identidade profissional; pelos interesses de uma identidade dos professores de Educação Física, quando reivindicam as demandas específicas da disciplina e uma perspectiva de formação que leve em consideração a especificidade da área.

Biografia do Autor

Igor Câmara Luiz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Rede Municipal de Ensino de Serra-ES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Silvana Ventorim, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Centro Pedagógico e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

André da Silva Mello, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutor em Educação pela Universidade Gama Filho. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Amarílio Ferreira Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto do Departamento de Desporto e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Wagner Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Downloads

Publicado

2014-11-13