Condições de trabalho, tempo de carreira e dimensões da saúde de professores de Educação Física do Espírito Santo

Autores

  • Mariana Pozzatti Escola Superior São Francisco de Assis
  • Silvana Ventorim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p99

Resumo

Discute condições de trabalho, tempo de carreira e dimensões da saúde de 87 professores de Educação Física atuantes em cinco municípios do Espírito Santo (Guarapari, Nova Venécia, Santa Teresa, Viana e Vitória), participantes do survey da pesquisa nacional Trabalho Docente na Educação Básica do Brasil. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo, que se fundamenta na classificação dos ciclos/fases/estágios da carreira docente de Huberman (2007) e dialoga, principalmente, com Santini (2004; 2005) e Almeida (2008). Conclui que a relação da condição de trabalho e tempo de carreira, analisados isoladamente, não determina a saúde e mal-estar do profissional docente e que esse processo é complexo, dependendo de um conjunto de fatores que envolvem questões pedagógicas, profissionais e pessoais.

Biografia do Autor

Mariana Pozzatti, Escola Superior São Francisco de Assis

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Professora da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), Pesquisadora do PROTEORIA, Vitória – Espírito Santo – BrasilCaixa Postal: Avenida Eldes Scherrer de Souza, 2286, pto. 701-D, Buritis Condomínio Clube, Colina de Laranjeiras, Serra/ES. CEP: 29167-080.

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Pesquisadora do PROTEORIA, Vitória – Espírito Santo – Brasil

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Pesquisador do PROTEORIA, Vitória – Espírito Santo – Brasil

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Coordenador do PROTEORIA, Vitória – Espírito Santo – Brasil

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Publicado

2015-11-24

Edição

Seção

Artigos Originais