Netnografia da Educação Física na reforma do ensino médio brasileiro: práticas discursivas nas redes sociais Youtube, Instagram, Facebook e Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67843

Resumo

Este estudo organiza-se em torno das seguintes questões: quais são as práticas discursivas empreendidas, no ciberespaço, sobre as possíveis ressonâncias da reforma do ensino médio sobre o componente curricular Educação Física? Almeja-se ainda, identificar e analisar os modos como os sujeitos do/no lugar online evocam o lugar da Educação Física no contexto dessa reforma. Desse modo, realizou-se uma netnografia das redes sociais Facebook.com, Instagram.com, Twitter.com e Youtube.com, utilizando como fonte as narrativas veiculadas por atores sociais que discutiram e/ou se manifestaram sobre a MP nº 746 nesses lugares online. Os resultados sinalizam para obrigatoriedade posta em xeque da Educação Física no ensino médio, cujas narrativas apresentadas se organizam desde as frustações com conteúdos sobrepostos até a dificuldade de entendimento do lugar e sentido das aprendizagens desse componente curricular nessa etapa da escolarização.

Biografia do Autor

Murilo Eduardo dos Santos Nazário, Universidade Vila Velha - UVV/ES

Doutor em Educação Física (UFES);

Docente do curso de Eduação Física da Uviversidade Vila Velha, Espírito Santo (ES), Brasil.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Doutorado em Educação (UFES);
Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física;
Vitória, Espírito Santo (ES), Brasil.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Doutorado em Educação (UNIMEP);
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo;
Vitória, Espírito Santo (ES), Brasil;

 

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Nazário, M. E. dos S., Santos, W. dos, & Ferreira Neto, A. (2020). Netnografia da Educação Física na reforma do ensino médio brasileiro: práticas discursivas nas redes sociais Youtube, Instagram, Facebook e Twitter. Motrivivência, 32(62), 01–22. https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67843

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