Narrativas de formación continuada: sentidos producidos por Profesores de Educación Física

Autores/as

  • Igor Câmara Luiz Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal da Serra. Professor Universitário da Rede Doctum de Ensino.
  • André da Silva Mello Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Silvana Ventorim Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Wagner dos Santos Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p93

Resumen

Discute los sentidos atribuidos por 14 profesores de Educación Física sobre sus experiencias con los procesos de formaciones continuadas. Se trata de una pesquisa narrativa (auto)biográfica, que utilizó grupos focales y entrevistas como instrumentos para producción de dados. Los colaboradores son seis profesores y ocho profesoras de las redes municipales de la región metropolitana de la Gran Vitória/ES. Indican que los sentidos atribuidos están relacionados con la necesidad colectiva de reorganización de las formaciones institucionalizadas en diálogo con los intereses políticos de los profesores y con la especificidad de la Educación Física. De manera general, los profesores consideran las formaciones direccionadas para la práctica y en el ejercicio de la docencia como las que mejores traducen sus expectativas. La práctica aparece como un saber hacer a ser apropiado de las formaciones continuadas para ser vivenciado en la escuela; un saber que, al ser aprendido, es (re)significado para producir otras experiencias. 

Biografía del autor/a

Igor Câmara Luiz, Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal da Serra. Professor Universitário da Rede Doctum de Ensino.

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor Universitário da Rede Doctum de Ensino. Serra-ES.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4359423E5

André da Silva Mello, Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795610D7

Silvana Ventorim, Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713760U2

Wagner dos Santos, Professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764974A5

Publicado

2015-05-04

Cómo citar

LUIZ, Igor Câmara; MELLO, André da Silva; VENTORIM, Silvana; DOS SANTOS, Wagner. Narrativas de formación continuada: sentidos producidos por Profesores de Educación Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 93–108, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n44p93. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p93. Acesso em: 6 ene. 2026.

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>