As brincadeiras de faz de conta nas produções acadêmico-científicas da Educação Física com a educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77592

Resumo

Analisa o modo como as produções acadêmico-científicas no campo de Educação Física têm discutido as brincadeiras de faz de conta na Educação Infantil, identificando os autores de base, as áreas do conhecimento e os principais conceitos que subsidiam essas produções. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, que utilizou como fontes o Catálogo de Teses e Dissertações e o Portal de Periódicos da Capes. O corpus do estudo é constituído por 15 produções. Os autores de base mobilizados pela Educação Física para discutir as brincadeiras de faz de conta na Educação Infantil são: Vygotsky, Piaget, Benjamin, Merleau-Ponty, Corsaro e Certeau. Por meio dos conceitos postulados por esses autores, as produções analisadas buscam reconhecer e valorizar as agências das crianças, as suas autorias e as suas produções culturais nas experiências que estabelecem com as brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil.

Biografia do Autor

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física - Departamento de Ginástica - UFES

Bianca Andreatta Scottá, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação Física - UFES

Alexandre Freitas Marchiori, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação Física - UFES

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Mello, A. da S., Scottá, B. A., & Marchiori, A. F. (2021). As brincadeiras de faz de conta nas produções acadêmico-científicas da Educação Física com a educação infantil. Motrivivência, 33(64), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77592

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