A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física

Autores

  • André da Silva Mello PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bethânia Alves Costa Zandominegue PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner Santos PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p130

Resumo

Este artigo tem como objetivos discutir a organização da Educação Infantil na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), focalizando as permanências e os avanços em relação aos documentos que a precederam, e analisar a presença da Educação Física na Educação Infantil a partir dos pressupostos que orientam a Base, em interface com pesquisas sobre experiências pedagógicas com essa área do conhecimento. Para tanto, realiza uma análise documental-bibliográfica, tomando como fontes a BNCC, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e produções acadêmico-científicas do campo da Educação Física que abordam a Educação Infantil. No processo de análise, estabelece categorias que permitem a interlocução entre as diferentes fontes utilizadas neste estudo. Os dados analisados oferecem indícios de que os pressupostos presentes na BNCC dialogam, não explicitamente, com os movimentos do componente curricular e com a produção acadêmico-científica da Educação Física na Educação Infantil.

Biografia do Autor

André da Silva Mello, PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física (UGF-RJ)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFES

 

Bethânia Alves Costa Zandominegue, PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação Física (UFES)

Professor da Universidade Vila Velha

 

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação Física (UFES)

 

Rodrigo Lema Del Rio Martins, PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física (UFES)

Professor rede municipla de Vitória/ES e da rede estadual de ensino do Espírito Santo

Rua Maria de Oliveira Maresguia, nº 101, Apt 1704, Torre Roma, Praia de Itaparica, Vila Velha/ES, CEP: 29.102-245. 

Wagner Santos, PROTEORIA - Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (UFES)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFES

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

MELLO, André da Silva; ZANDOMINEGUE, Bethânia Alves Costa; BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; SANTOS, Wagner. A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 130–149, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n48p130. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p130. Acesso em: 4 dez. 2024.

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