O trato pedagógico do futsal numa perspectiva dialética
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e106634Palavras-chave:
Ensino, Educação fisica, Formação humanaResumo
O estudo trata do ensino do Futsal numa perspectiva dialética em uma Escola da Rede Estadual de Arapiraca-Alagoas. O objetivo foi analisar o ensino do Futsal para além dos aspectos técnicos, táticos e competitivos, dando ênfase na formação humana omnilateral do estudante. O método parte do Materialismo Histórico-Dialético que possibilita uma visão crítica/histórica para a compreensão da realidade, através da Abordagem Crítico-Superadora e da Pedagogia Histórico-Crítica. Nos resultados, constatamos que a Pedagogia Histórico-Crítica e Abordagem Crítico-Superadora contribuíram com o ensino e trato pedagógico do Futsal em prol de uma formação humana crítica e omnilateral. Concluímos que os fundamentos ontológicos do Futsal devem ser ensinados fora da rigidez tradicional e tecnicista a partir de uma proposição superadora que considere a relação entre conteúdo de ensino e trate os estudantes como sujeitos históricos no processo de humanização.
Referências
ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond; 2012.
APOLO, Alexandre. Futsal: metodologia e didática na aprendizagem. São Paulo: Phorte; 2007.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez; 2012.
FERRAZ, Marcela Larissa Pereira. A importância do futsal nas aulas de educação física escolar: uma revisão bibliográfica. [monografia]. Vitória de Santo Antão (PE): Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Educação Física; 2022.
NETO, Domingos Aires; TAVARES, Kennison de Souza. O ensino do futsal nas aulas de educação física nas escolas: uma revisão de literatura. [monografia]. Parintins (AM): Universidade Federal do Amazonas, Centro Acadêmico de Educação Física; 2023.
OLIVEIRA, Rogerio Massarotto de. A organização do trabalho educativo com o jogo na formação de professores de educação física. [tese]. Salvador (BA): Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação; 2017.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados; 2021.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas – SP: Autores Associados; 2021.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Marxismo e Educação: contribuição ao debate sobre a teoria educacional e a transição. Revista HISTEDBR On-line. 2011;1:257-270.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; ESCOBAR, Michele Ortega. Cultura corporal e os dualismos necessários à ordem do capital. Salvador: EDUFBA; 2005.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas; 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).
