O trato pedagógico do futsal numa perspectiva dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e106634

Palavras-chave:

Ensino, Educação fisica, Formação humana

Resumo

O estudo trata do ensino do Futsal numa perspectiva dialética em uma Escola da Rede Estadual de Arapiraca-Alagoas. O objetivo foi analisar o ensino do Futsal para além dos aspectos técnicos, táticos e competitivos, dando ênfase na formação humana omnilateral do estudante. O método parte do Materialismo Histórico-Dialético que possibilita uma visão crítica/histórica para a compreensão da realidade, através da Abordagem Crítico-Superadora e da Pedagogia Histórico-Crítica. Nos resultados, constatamos que a Pedagogia Histórico-Crítica e Abordagem Crítico-Superadora contribuíram com o ensino e trato pedagógico do Futsal em prol de uma formação humana crítica e omnilateral. Concluímos que os fundamentos ontológicos do Futsal devem ser ensinados fora da rigidez tradicional e tecnicista a partir de uma proposição superadora que considere a relação entre conteúdo de ensino e trate os estudantes como sujeitos históricos no processo de humanização.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Ferreira de Melo, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ensino e Formação de Professores (Universidade Federal de Alagoas). Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, AL, Brasil

Referências

ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond; 2012.

APOLO, Alexandre. Futsal: metodologia e didática na aprendizagem. São Paulo: Phorte; 2007.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez; 2012.

FERRAZ, Marcela Larissa Pereira. A importância do futsal nas aulas de educação física escolar: uma revisão bibliográfica. [monografia]. Vitória de Santo Antão (PE): Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Educação Física; 2022.

NETO, Domingos Aires; TAVARES, Kennison de Souza. O ensino do futsal nas aulas de educação física nas escolas: uma revisão de literatura. [monografia]. Parintins (AM): Universidade Federal do Amazonas, Centro Acadêmico de Educação Física; 2023.

OLIVEIRA, Rogerio Massarotto de. A organização do trabalho educativo com o jogo na formação de professores de educação física. [tese]. Salvador (BA): Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação; 2017.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados; 2021.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas – SP: Autores Associados; 2021.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Marxismo e Educação: contribuição ao debate sobre a teoria educacional e a transição. Revista HISTEDBR On-line. 2011;1:257-270.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; ESCOBAR, Michele Ortega. Cultura corporal e os dualismos necessários à ordem do capital. Salvador: EDUFBA; 2005.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas; 2012.

Downloads

Publicado

2025-11-19

Como Citar

FERREIRA DE MELO, Pedro Henrique. O trato pedagógico do futsal numa perspectiva dialética . Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e106634. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/106634. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais