Elucubrações sobre Educação Física, atividade epistemológica e pluralidade: entrevista com o professor Paulo Evaldo Fensterseifer
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e107828Palavras-chave:
Epistemologia, Atividade epistemológica, Pluralidade, Educação físicaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da entrevista concedida pelo professor Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, cujo eixo central foi a epistemologia da Educação Física brasileira. A entrevista se configura como um conjunto de preleções epistemológicas que expressam, de forma sensível, crítica e reflexiva, sua leitura sobre o desenvolvimento epistemológico da área. São abordados, entre outros temas, os embates dicotômicos entre os grupos vinculados ao giro linguístico e os defensores do resgate de uma ontologia realista; a configuração atual da atividade epistemológica; bem como questões relacionadas à pluralidade e à formação/educação científica.
Referências
FENSTEISEIFER, Paulo Evaldo. A Educação Física na crise da modernidade. 1999. 213 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo, 1999.
GARCIA, Silas Alberto. Epistemologia da Educação Física brasileira: uma (re)leitura a partir de Paul Feyerabend. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, 2023.
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