Elucubrações sobre Educação Física, atividade epistemológica e pluralidade: entrevista com o professor Paulo Evaldo Fensterseifer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e107828

Palavras-chave:

Epistemologia, Atividade epistemológica, Pluralidade, Educação física

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da entrevista concedida pelo professor Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, cujo eixo central foi a epistemologia da Educação Física brasileira. A entrevista se configura como um conjunto de preleções epistemológicas que expressam, de forma sensível, crítica e reflexiva, sua leitura sobre o desenvolvimento epistemológico da área. São abordados, entre outros temas, os embates dicotômicos entre os grupos vinculados ao giro linguístico e os defensores do resgate de uma ontologia realista; a configuração atual da atividade epistemológica; bem como questões relacionadas à pluralidade e à formação/educação científica.

Biografia do Autor

Silas Alberto Garcia, Universidade Estadual de Goiás

Docente do curso de Educação Física da UEG-Porangatu. Mestre em Educação F´ísica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Docência do Ensino Superior na Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus ESEFFEGO. Email: silasgarcia11@gmail.com

Referências

FENSTEISEIFER, Paulo Evaldo. A Educação Física na crise da modernidade. 1999. 213 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo, 1999.

GARCIA, Silas Alberto. Epistemologia da Educação Física brasileira: uma (re)leitura a partir de Paul Feyerabend. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, 2023.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

GARCIA, Silas Alberto. Elucubrações sobre Educação Física, atividade epistemológica e pluralidade: entrevista com o professor Paulo Evaldo Fensterseifer. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e107828. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/107828. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

Porta Aberta