Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais

Autores

  • Os Editores UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Entendemos que não há como negar a importân cia dos meios tecnológicos em nossas vidas na contemporaneidade. Mas qualquer arrebatamento com a tecnologia precisa ser cuida dosamente refletido, especialmente no meio acadêmico. É função do intelectual distanciar-se daquilo que está dado, não para negá-lo, senão para ajudar a explicitar o conjunto de determinações, interesses e va lores que circundam o processo de tecnificação da informação/comu nicação, analisando seus impactos, identificando contradições, limites e lacunas, explorando outras formas de significação. Portanto, nada impe de que os usos dessa base material e da respectiva informação, permitidos a partir da autonomia de acesso e de apropria ção, as transforme em ferramentas de resistência e de cidadania, para a construção do novo, do diverso. O campo da Educação Física, Esporte e Lazer, assim como os demais âmbitos da sociedade, também está atravessado por esses condicionantes, seja na formação profissional, nas políticas públicas, na documentação e informação, na pesquisa, etc.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

EDITORES, Os. Educação Física e tecnologias digitais: formação profissional, práticas educacionais e socioculturais. Motrivivência, Florianópolis, n. 34, p. 06–11, 2010. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17114. Acesso em: 3 dez. 2024.