Os saberes corporais na Educação Física escolar: reflexões acerca dos processos avaliativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-80402.2020e67065

Resumo

Na Educação Física escolar a avaliação dos saberes corporais vem se mostrando como um campo ainda pouco explorado pelo debate acadêmico. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar um processo avaliativo, envolvendo a utilização de fichas nas aulas de Educação Física no ensino médio, dos saberes corporais dos estudantes acerca do handebol. Pautada pela pesquisa-ação, a investigação foi desenvolvida ao longo de seis meses com uma turma de 30 estudantes do ensino médio. As coletas foram realizadas por meio de diário de aula (produzido pela professora) e questionários aplicados aos estudantes. A utilização das fichas avaliativas possibilitou a captação expressiva de elementos correspondentes aos aspectos técnicos, táticos, volitivos e físicos do jogo de handebol, individual e coletivamente. A  avaliação entre pares permitiu a partilha de saberes e trouxe aos estudantes a oportunidade de ‘olhar’ o jogo atentamente e aprender com isso. Esta dinâmica também contribuiu para o entendimento e a sensibilização da/com a história de vida do outro em relação às experiências esportivas, promovendo maior respeito entre os discentes.  Os resultados dos recursos utilizados para avaliar os saberes corporais dos estudantes nas aulas de Educação Física expressam a necessidade de uma reorientação das práticas pedagógicas, o que envolve, dentre outros aspectos, um conhecimento sobre as estruturas, dinâmicas e interações características de cada prática corporal

Biografia do Autor

Isabella Blanche Gonçalves Brasil, Colégio Pedro II/Campus Niterói, Departamento de Educação Física, Rio de Janeiro.

Mestre em Docencia para Educação Básica pela Unesp Bauru.

Professora de Educação Física do Colégio Pedro II/campus Niterói/RJ. Coordenadora de Educação Física no Campus Niterói/RJ. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos/São Carlos/SP. Graduação (Licenciatura plena) em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)/Campus Bauru/SP Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista/Campus Bauru/SP. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC). 

Lílian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Bauru.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Bauru/SP. Docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru/SP. Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí/SP. Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro/SP. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), cadastrado junto ao CNPq e certificado pela UNESP. Coordena o Laboratório de Pedagogia das Práticas Corporais. Membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) e da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM).

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

BRASIL, Isabella Blanche Gonçalves; FERREIRA, Lílian Aparecida. Os saberes corporais na Educação Física escolar: reflexões acerca dos processos avaliativos. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–23, 2020. DOI: 10.5007/2175-80402.2020e67065. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-80402.2020e67065. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais