O que antes sequer se pensava, passou a ser uma possibilidade: os jogos nos anos finais de ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e106551

Palavras-chave:

Ensino, Estudantes, Participação, Diálogo

Resumo

Em defesa da tematização dos jogos nas aulas de Educação Física junto aos anos finais do ensino fundamental, o presente estudo tem como objetivo analisar uma proposta de ensino inspirada pela perspectiva da Educação Física Cultural. A pesquisa, de caráter qualitativo, inspirada na pesquisa-participante, foi pautada pelo desenvolvimento de uma unidade didática acerca dos jogos. Os dados foram coletados através de dois questionários aos estudantes e a produção de diários de aula. Os dados revelaram inicialmente a identificação da predominância esportiva e a precarização da organização curricular. Ao longo do processo, houve uma mudança no olhar sobre a temática com reflexões e vivências sobre sua conceituação, valorização das produções dos/das estudantes e acesso a outras perspectivas culturais. O que antes sequer se pensava, passou a ser uma possibilidade de confronto com narrativas hegemônicas, marcando reflexões sobre o pertencimento cultural para com os jogos da comunidade.

Biografia do Autor

Jean Fabiano Marcato Lamana, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação em Docência para Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista / Bauru (2023). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Bauru (2013), e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho/Bauru (2016). Pós-Graduado em Educação Especial e Psicopedagogia. Atua como Diretor de Escola na EMEFEI Laura Rebouças de Abreu, possui experiência na Gestão Educacional (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), além da experiência na área de Educação Física (Atua como professor na Rede Estadual de Ensino desde 2014). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC).

Lílian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista

Livre-docente pela UNESP/Bauru em Ensino de Educação Física na Educação Básica (2023), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (2000), licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1995). É professora associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: dimensões didático-pedagógicas do ensino, formação de professores, pedagogias dos esportes coletivos. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), cadastrado junto ao CNPq e certificado pela UNESP. Coordena o Laboratório de Pedagogia das Práticas Corporais. Membro da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) e da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM). Docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação, mestrado profissional, em Docência para a Educação Básica da UNESP/Bauru.

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

LAMANA, Jean Fabiano Marcato; FERREIRA, Lílian Aparecida. O que antes sequer se pensava, passou a ser uma possibilidade: os jogos nos anos finais de ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–13, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e106551. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/106551. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais