O que antes sequer se pensava, passou a ser uma possibilidade: os jogos nos anos finais de ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e106551Palavras-chave:
Ensino, Estudantes, Participação, DiálogoResumo
Em defesa da tematização dos jogos nas aulas de Educação Física junto aos anos finais do ensino fundamental, o presente estudo tem como objetivo analisar uma proposta de ensino inspirada pela perspectiva da Educação Física Cultural. A pesquisa, de caráter qualitativo, inspirada na pesquisa-participante, foi pautada pelo desenvolvimento de uma unidade didática acerca dos jogos. Os dados foram coletados através de dois questionários aos estudantes e a produção de diários de aula. Os dados revelaram inicialmente a identificação da predominância esportiva e a precarização da organização curricular. Ao longo do processo, houve uma mudança no olhar sobre a temática com reflexões e vivências sobre sua conceituação, valorização das produções dos/das estudantes e acesso a outras perspectivas culturais. O que antes sequer se pensava, passou a ser uma possibilidade de confronto com narrativas hegemônicas, marcando reflexões sobre o pertencimento cultural para com os jogos da comunidade.
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